Apresentação do Curso de Libras emociona alunos e professores em apresentação

“Um gesto vale mais que mil palavras”. Foi pensando nisso que cerca de 40 alunos de LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais e a professora Bianca Yonemotu, se reuniram na última quinta-feira (10 de junho) em uma apresentação, para sensibilizar alunos e professores do Univem sobre a importância do gesto e, muito mais que isso, atentar para a necessidade de aprendermos a nos comunicar com a língua de sinais.

A apresentação durou pouco mais de 15 minutos, que foram suficientes para emocionar a platéia composta por alunos, professores e funcionários, durante o intervalo das aulas da noite. Quatro músicas foram traduzidas em Libras simultaneamente pelos alunos do curso, entre elas sucessos como Carinhoso, de Pixinguinha e Epitáfio, da famosa banda Titãs. As canções não perderam seu encanto, ao contrário, emocionaram mais, já que o público buscava identificar cada gesto com o trecho da música.

O curso de Libras existe no Univem desde o ano passado, quando começou a ser oferecido como atividade complementar aos alunos da instituição. No início de 2010, o curso foi aberto para a comunidade e atraiu muitos interessados, como a professora do ensino fundamental Glória de Oliveira Martins Barros, da cidade de Bastos. Glória fez o curso de LIBRAS durante um ano e meio em sua igreja e agora faz parte da turma do Univem. “Como sou professora de português numa escola pública, resolvi incluir a LIBRAS no currículo escolar com um projeto específico”, explicou a professora.

Glória Barros utiliza a datilologia, soletração das palavras através dos gestos, para auxiliar os alunos do 8º ano do ensino fundamental que não estão completamente alfabetizados. “A professora Bianca me ajudou muito com as técnicas de pedagogia em LIBRAS”, comentou Glória.

O curso de LIBRAS do Univem detém boa participação da comunidade, que já percebeu a importância de aprender a língua de sinais. É o caso da ex-aluna do Univem, Andressa Yde, que participa do curso com o namorado, o irmão, a mãe e uma amiga. “Fiquei sabendo através da minha mãe que descobriu o curso conversando com uma colega de trabalho e me convidou para participar com ela”, contou Andressa. A oportunidade e a necessidade a levou a se matricular e freqüentar as aulas, “em pouco tempo a família toda estava gostando das aulas e até aplicando o que aprendemos entre nós”, comentou.

Para a professora do curso, Bianca Yonemotu, essa a apresentação realizada para os alunos e professores do Univem, além de emocionar, abriu os olhos de muitos para a necessidade desse conhecimento adicional e também para divulgar o curso. “Queríamos sensibilizar o público para essa realidade, os surdos estão por todos os lados e precisamos nos comunicar com eles”, disse a professora.

A apresentação da última quinta-feira serviu como encerramento das aulas deste semestre, mas a data para a volta às aulas já está marcada para o dia 16 de agosto e a abertura das inscrições para as aulas do segundo semestre será no final do mês de agosto. Não perca tempo e garanta já sua vaga neste curso!!!   Fonte: Comunicação e Marketing Univem