Instituições lançam portal Zappiens.br com foco na divulgação de documentos raros

Quem tem mais de 50 anos com certeza deve se lembrar do Cinejornal, um noticiário produzido pela Agência Nacional, que era transmitido antes dos filmes nos cinemas brasileiros entre as décadas de 30 e 70. O que poucos sabem é que o arquivo desses vídeos ainda está intacto, guardado a sete chaves no Arquivo Nacional no Rio de Janeiro. Mas ele estará ao alcance de todos em breve.

Até agosto, todos estes vídeos estarão disponíveis no novo portal Zappiens.br, um serviço gratuito de distribuição de vídeos com conteúdo científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa.O portal é inspirado em uma iniciativa portuguesa, o Zappiens.pt, criado há dois anos.

"É praticamente um YouTube caboclo", afirma Jaime Antunes da Silva, diretor-geral do Arquivo do Nacional. O portal é resultado da iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o arquivo Nacional, a Universidade de São Paulo (USP), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), de Portugal.

Por enquanto, estão on-line 298 filmes do Cinejornal, além de 4,7 mil títulos da USP, entre documentários, vídeos aula e registros de transcrição de eventos.

"Este é só o começo do projeto", afirma Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br. "Começamos comos vídeos que exigiam maior adaptação tecnológica, mas também queremos disponibilizar textos, áudio e fotos."

O objetivo das entidades é disseminar conteúdos digitais de educação e cultura, cuja pesquisa está limitada aos muros das instituições, como o Arquivo Nacional. "Gostamos quando o pesquisador vai nos visitar ao vivo, mas é muito importante ele ter a opção de fazer a consulta de onde estiver", diz Silva.

Dentro de três meses, o projeto vai ultrapassar as fronteiras do país. Ele será ligado ao banco de dados do Zappiens.pt. A CGI.br também negocia com outros parceiros, como a Cinemateca.
(Regiane de Oliveira)
(Brasil Econômico, 5/2)

COMENTÁRIOS