Ao conhecer a cidade, o olhar é outro

O Consultor em Desenvolvimento Urbano, presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção esteve ontem em Marília, a convite do Centro Universitário Eurípides de Marília, para ministrar palestra sobre o crescimento do País e para abordar a pesquisa feita pela revista Mais Você S/A, onde Marília se destaca entre as cidades mais promissoras para fazer carreira.
Na avaliação dele, a educação com destaque aos cursos profissionalizantes e técnicos, o Arranjo Produtivo Local estabelecido pelas empresas de alimentação, a faixa etária da população, a localização geográfica e a taxa de crescimento do município são fatores relevantes para colocar Marília em uma posição privilegiada. “O que tenho é um flash desse mercado, mas já posso afirmar que Marília tem uma preocupação com a sustentabilidade social”, comentou.
A Urban Systems é uma empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais, para dimensionamento e levantamento de tendências em mercados e cidades. A partir das informações obtidas e do cruzamento de dados, chega a uma radiografia sobre quais os pontos forte, quais os fracos e onde é possível investir. “Até agora eu tinha apenas a visão do mapa, do banco de dados. Ao conhecer a cidade, o olhar é outro. Fiquei encantado com essa dupla: Marília e Bauru”, disse.
Dentro de uma análise geral, Assumpção afirmou que o Brasil, a partir de 2007, vive um circulo virtuoso e que dados estatísticos existentes até 2007, já não servem mais como referência. “Depois da abertura de capital, houve um estímulo em todos os segmentos da cadeia produtiva. O planejamento agora deve vislumbrar um novo ciclo de crescimento e de recuperação com vistas aos anos de 2016 a 2020”, frisou.
De acordo com o consultor em Desenvolvimento Urbano, o Brasil viveu duas décadas de estagnação. Um novo momento produtivo começa a despontar agora, com a capacidade de investimento apresentada pelo país e com os empreendedores deixando para trás o paternalismo empresarial. “As oportunidades daqui para frente vão ser inúmeras. O Brasil está vivendo a oportunidade do século”, destacou.

O interior
Dentro da análise feita por Thomaz Assumpção, dentro desse ritmo de crescimento, o interior se destaca pela capacidade de organização. A pesquisa realizada e publicada pela revista Você S/A mostra que apenas 100 cidades do Brasil têm capacidade de se desenvolver e de oferecer as melhores chances de carreira.
Realidade que para o consultor de Desenvolvimento Urbano, pode mudar com a descentralização econômica. “A partir do momento que os municípios descobrirem sua vocação, seu potencial, e trabalhar para fomentar isso, outras cidades poderão entrar nessa grade apontada pela pesquisa. Quanto maior o reconhecimento da cidade, maior o interesse de outras empresas em se instalar e investir no município”, salientou.
Para compor o ranking das 100 cidades foram considerados três indicadores: vigor econômico, oferta de curso de graduação e pós-graduação e oferta de serviços de saúde.
De acordo com o levantamento, Marília ficou em 52º lugar, entre as melhores cidades para fazer carreira e em 30º entre as que se despontam para crescer. “A educação é uma âncora para a sustentabilidade. E Marília, se destaca nisso, com cursos de gestão voltados às necessidades das empresas locais. Além disso, a cidade tem o conceito participativo, onde as pessoas assumem a cidade para si. Isso é uma mudança de conceito importantíssimo nesse processo de crescimento”, concluiu.
Ontem pela manhã, o presidente da Urban Systems foi recepcionado pelo presidente da Acim, Sérgio Lopes Sobrinho, pelo diretor da Jucesp, Mauro Rosa e pelo coordenador de programas de Trânsito da Emdurb, Nelson Feitosa, na sede da entidade comercial.