Atitudes, comportamentos, palavras e ações incivilizadas são comumente observadas em inúmeros candidatos durante processo seletivo nas organizações

Gutemberg B. de Macêdo


Ao longo dos anos, em virtude de minhas atividades consultivas, tenho colhido e registrado inúmeras histórias que demonstram de maneira cabal o grau de incivilidade de muitos candidatos.

Essa incivilidade se apresenta com diferentes roupagens: postura deselegante por ocasião da entrevista; respostas ríspidas e incoerentes às perguntas formuladas; mentiras planejadas e bem articuladas, a fim de enganar o entrevistador; invasão do território alheio - deter os olhos sobre relatórios ou informações postos sobre a mesa do entrevistador; atender telefone celular durante a entrevista; solicitar café, chá ou água, antes mesmo de lhe ser oferecido pelo anfitrião; chegar atrasado para a entrevista e alegar como justificativa que ficou parado em congestionamento inesperado; falar mal do ex-empregador ou ex-chefe; tocar com frequência no corpo do interlocutor; interromper o entrevistador enquanto esse discorre sobre o perfil da posição ou outro ponto qualquer; deter os olhos prolongadamente ou virar o rosto para observar o corpo de um(a) colaborador(a) da empresa; nunca enviar um e-mail ou carta de agradecimento ao entrevistador pela oportunidade que ele lhe concedeu de participar do processo seletivo, entre inúmeras outras ações comprovadamente incivilizadas.

Vejamos o comportamento de um profissional incivilizado:

Presidente de empresa nacional de tecnologia pede que sua diretora de recursos humanos que entreviste um amigo pessoal seu para a posição de vice-presidente financeiro, vaga que há vários meses tentava preencher. No dia marcado para a entrevista, a diretora de recursos humanos posicionou o seu automóvel para estacioná-lo em uma vaga a alguns metros de distância de onde estava parado um ônibus que desembarcava passageiros, quando foi ultrapassada por um senhor que lhe roubou a vaga. Ela, educadamente, aproximou-se desse elegante, mas mal educado senhor, e lhe disse: "O senhor não viu que eu estava aguardando o ônibus sair para estacionar o meu carro no lugar onde o senhor estacionou?"

Nesse instante, ele bateu com a chave no capô de seu carro e lhe disse: "Eu não vou tirar meu carro do lugar onde estacionei. Você que se vire!"

Abalada com tamanha grosseria, que veio acompanhada de um xingamento, a diretora deu uma volta no quarteirão e, com certa dificuldade, encontrou nova vaga. Estacionou seu automóvel e se dirigiu para a sua empresa. Ao cumprimentar a recepcionista, essa lhe disse: "Senhora, o candidato com quem a senhora marcou a entrevista para hoje às 9h já chegou. Eu o coloquei na sala de espera."

A diretora agradeceu e ao olhar para a sala ao lado, percebeu que o indivíduo que estava sentado na sala de espera aguardando-a para a entrevista era o mesmo que há poucos instantes a havia destratado, chamando-a de "perua".

Ela, sem esboçar nenhum ressentimento, cumprimentou-o e disse que o chamaria a sua sala em alguns minutos. Assim, tão logo ela se instalou em sua sala de trabalho, pediu que a sua secretária o chamasse. O candidato ao se apresentar, lhe disse: "Vim até a sua sala para lhe pedir desculpas pela minha grosseria. Não desejo participar do processo seletivo." Ao que a diretora respondeu: "Faz muito bem. Até logo."

Caro leitor, se você se prepara para participar de processo seletivo, não importa para qual empresa ou posição for, recomendo que atente-se para as seguintes sugestões:


     

  • Comporte-se sempre como um candidato civilizado e sábio. Posicione-se com altivez, autoestima, serenidade, segurança, responsabilidade e muita dignidade.
  •  
  • Nunca se esqueça de que nos processos seletivos dos quais participa, todos os holofotes da empresa estão voltados para você. Eles observam e registram absolutamente tudo - sua roupa, sapatos, unhas e barba ou maquiagem; a maneira como você anda, se senta na recepção e na sala de entrevista; como olha ou não para o seu interlocutor; como pergunta, fala e responde; como cumprimenta as pessoas, etc. Tudo está sendo avaliado.
  •  
  • Faça um curso sobre civilidade ou leia bons livros sobre o assunto. Vivemos em época da história humana em que os pais devotam pouca atenção ao ensino e a prática da civilidade nos lares. Consequentemente, seus filhos são educados pelos maus amigos e pelas más companhias. Uma pena, visto que eles poderiam evitar inúmeros aborrecimentos e situações embaraçosas ao longo da vida e carreira, se tivessem recebido uma boa educação no berço e na escola. Tenho repetido incontáveis vezes, a sabedoria do jurista baiano, doutor Rui Barbosa, "A suprema santificação da linguagem humana, abaixo da prece, está na educação da mocidade."
  •  
  • Nunca, em hipótese alguma, fale mal de seu ex-chefe ou empregador por ocasião de uma entrevista de emprego. Antes de dizer algo que possa denegrir a reputação de ambos, considere como você reagiria se fosse atingido da mesma forma.

Fonte: Emprego Certo

 

COMENTÁRIOS