Projeto chega ao Ministério de Ciência e Tecnologia para análises

O projeto de instalação de uma usina dentro do aterro sanitário de Avencas para captação e queima do gás metano – chamado biogás – gerado pela decomposição do lixo acumulado passou pela fase final de validação na auditoria da ONU (Organização das Nações Unidas).

Agora ele chegou no Ministério de Ciência e Tecnologia, onde passará pelo crivo de comissões interministeriais por cerca de quatro meses, e de acordo com a direção da Araúna Energia e Gestão Ambiental, empresa licitada para o serviço, após esse período já será possível dar início a construção da estrutura, em investimento inicial próximo de R$ 7 milhões.

No ministério o projeto passa por averiguação de compatibilidade com as leis brasileiras e no início de 2011 deve retornar à ONU para nova validação. Isso, caso o processo não trave na Cetesb, que ainda não aprovou o encerramento do aterro, como explica Maurício Maruca, diretor da Araúna.   “Nosso trabalho será justamente no sentido de despoluir e diminuir o impacto ambiental causado. Esperamos que a Cetesb acelere esse processo”.

O engenheiro da Cetesb, Naoto Ayabe, diz que o órgão tem interesse em agilizar o trâmite, mas informa que a prefeitura ainda precisa apresentar um projeto adequado para encerramento, bem como o projeto de um novo aterro controlado, ou mesmo de um novo modelo de tratamento do lixo.

Com a situação atual de quantidades de lixo no aterro, há uma previsão de captação e queima de 35 milhões de toneladas de biogás nos próximos 7 anos, sendo que essa captação pode se ampliar, nesses níveis, por mais 14 anos.

A captação e queima do metano geram créditos de carbono, comercializados no mercado internacional à países que precisam diminuir a cota de poluição, em acordo com o Protocolo de Kyoto. Parte do recurso fica para o município.   Fonte: Jornal Diário Link: http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/84821/Captao-de-biogs-no-lixo-pode-comear-em-2011 

COMENTÁRIOS