Em processos de seleção, a experiência é um dos fatores avaliados. Segundo o diretor da Up Treinamentos e Consultoria, Carlos Cruz, para analisar este conceito, é necessário eliminar qualquer tipo de preconceito.

Isso porque nem sempre um profissional de terno e gravata e com 15 anos de atuação irá gerar os resultados esperados, já que isso envolve outros aspectos, como adequação ao ambiente de trabalho.

Cruz afirma ainda que é importante diferenciar experiência de tempo de experiência. A experiência acontece quando se aprende com o que se vive. O tempo de experiência pode ser considerado um facilitador para isso, mas não determinante.

Capacidade de adequação

Para Cruz, a capacidade de adequação é um dos fatores importantes para adquirir experiência. Por isso, o profissional deve estar atento às tendências, para ser um dia, a partir do conhecimento adquirido, aquele que dita as regras. O desafio é explorar as oportunidades do presente para aprender com foco em resultados.

Confira abaixo as dicas dadas por Cruz para o uso da experiência para moldar o crescimento de sua carreira:

- Seja proativo: não espere que o tempo e a insistência tragam conhecimentos necessários, tenha iniciativa e adquira experiência,
- Seja flexível: a capacidade de acumular aprendizado está diretamente ligada à capacidade de atuar como agente de mudança. O mundo corporativo está em constante mudança. Por isso, esteja atento a essas transformações e tenha o poder de se adaptar rapidamente,
- Utilize o potencial de acúmulo de experiência: entenda que o indivíduo aprende constantemente e nem sempre é necessário esperar dez, 20 ou 30 anos para se julgar preparado,
- Antecipe-se: tenha visão de futuro e invista no autoconhecimento.

Por Equipe InfoMoney - InfoMoney

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