Curso passa a ser oferecido pelo UNIVEM a partir de 2020. Vestibular acontece dia 27/10

Considerado como o petróleo do século XXI, os dados permitem com que as empresas e as organizações possam se destacar frente a um mercado de extrema competitividade, permitindo com que ocorra um aumento de produtividade, redução de custos, e geração de valor. Esse trabalho com os dados é a parte principal do profissional conhecido como cientista de dados.

Apesar de recente, a profissão de cientista de dados vem sendo considerada a mais importante e influente, sendo citada em diversos rankings como a profissão do ano. Recentemente, o Fórum Econômico Mundial apontou que os cientistas e analistas de dados estarão entre os mais relevantes pelos próximos anos, consequência das transformações digitais e do uso de tecnologias de análises de dados nos mais diversos cenários.

Esse contexto fez com que os cientistas de dados sejam considerados o trabalho mais desejado do Século XXI, tendo uma perspectiva ainda melhor nos próximos anos. Na região de Marília, a existência de muitas empresas de Tecnologia da Informação e grandes indústrias torna o cenário ainda melhor, pelas necessidades destas organizações terem profissionais capazes de lidar com estes grandes conjuntos de dados.

Para atender essa demanda de mercado, o UNIVEM lançou neste ano o curso de Ciência de Dados, utilizando a estrutura já reconhecida da área de TI do Centro Universitário. Com corpo docente qualificado e com experiência no mercado de Ciência de Dados, o curso já nasce como um dos melhores do país, sendo procurado por pessoas de todo o interior de São Paulo.

Para profissionais de todas as áreas que atuam no mercado de trabalho é uma ótima oportunidade para replanejar sua carreira se posicionando em um dos cargos mais desejados estrategicamente, o profissional de ciência de dados que tem em seu currículo a experiência do universo dos negócios. A combinação de anos de experiência com as competências do cientista de dados pode acelerar a carreira profissional e galgar posições diferenciadas no mercado de trabalho.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, comenta sobre como o cientista de dados se tornou, em pouco anos, o mais desejado e bem remunerado profissional do mercado: “O mundo atual tem mudado muito como consequências da influência das tecnologias. Em especial, a geração e o processamento de dados fizeram com que o mercado necessitasse de um profissional que tivesse capacidade de transformar os dados em valor para as organizações, o cientista de dados. Atualmente, o cientista de dados tem um mercado enorme em todo o mundo, ganhando altos salários, nos mais diversos tipos de organizações”.

A cientista de dados da Ambev, Dra. Renata Castanha, apoiadora do curso de Ciência de Dados do UNIVEM, aponta que: “Além de ter altos salários e uma série de oportunidades, o cientista de dados pode ajudar de forma significativa na vida das pessoas, conseguindo em alguns momentos prever o que acontecerá, apenas analisando grandes conjuntos de dados. Um exemplo disso, no contexto industrial, é conseguir identificar quando e como uma determinada máquina irá quebrar”.

Destaca-se que o curso de Ciência de Dados do UNIVEM terá duração de 2,5 anos e será oferecido na modalidade presencial, sendo uma das principais novidades do UNIVEM para o ano de 2020, em que a instituição vem consolidando sua posição como líder de Transformação Digital na região de Marília.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, já na modalidade EaD são oferecidos os cursos de Gestão de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Acesse o site: www.univem.edu.br e inscreva-se.