Ciência de Dados agora no UNIVEM!

Com altos salários, trabalhando em todos os tipos de organizações e com muitas vagas e oportunidades, o cientista de dados é considerado a profissão do século XXI. Dentro de um cenário em que todas as empresas apresentam um grande conjunto de dados e informações, e as estratégias das organizações dependem dos dados que esses profissionais são capazes de coletar, processar e analisar, a Ciência de Dados se tornou a área com maior demanda e com os maiores salários.

Se por um lado existe desemprego e há diversas profissões se tornando obsoletas devido às transformações digitais pelo qual a sociedade está passando, o cientista de dados encontra nos dias atuais e no futuro inúmeras oportunidades para atuar profissionalmente, seja no mercado, ou no empreendedorismo, criando soluções para as organizações. Para entender o papel do cientista de dados, basta olhar grandes organizações como Google, Facebook e Netflix, todas elas têm o seu poder nos dados que possuem de bilhões de usuários, e é isso que as fazem as maiores empresas.

Até alguns anos, a Ciência de Dados estava restrita à grandes organizações ou às universidades, cenário que mudou muito nos últimos anos, em que todos os tipos de empresas necessitam de profissionais que saibam transformar grandes conjuntos de dados em valor. Neste contexto, esse profissional tem a capacidade de responder para as organizações perguntas como: “Quais são os produtos que mais crescerão em vendas no próximo ano” ou “Quais serão os clientes que têm mais chance de não pagar a fatura” ou ainda, “Quais são as máquinas que mais irão quebrar no próximo semestre”, apenas utilizando os dados das organizações, podendo assim, atuar de diversas formas, como redução de custos, aumento de produtividade e fornecendo informações para diretores e gerentes tomarem decisões.

O papel do cientista de dados inicia na compreensão de um problema, em que o profissional deverá encontrar os melhores métodos para a solução. Após isso, inicia-se o tratamento dos dados, com a limpeza e eliminação de anomalias e informações irrelevantes. A consequência desse processo está na aplicação dos métodos de análise, o que resulta em informações que deverão ser apresentados para os níveis estratégicos das organizações. Essa última etapa que possibilita a tomada de decisão mais assertiva por parte dos gestores, tornando assim o profissional de Ciência de Dados tão relevante e importante para as organizações de todos os portes.

COMO SE TORNAR UM CIENTISTA DE DADOS

Para se tornar um cientista de dados o melhor caminho é cursar a graduação em Ciência de Dados. O curso ainda é novo no Brasil, mas fora do país, há diversas instituições que estão oferecendo esta graduação. No país, reforçando o seu pioneirismo, o UNIVEM é uma das primeiras instituições a lançar este curso, graças ao trabalho de excelência realizado pela área de Tecnologia da Informação no Centro Universitário há mais de 20 anos. O curso de Tecnologia em Ciência de Dados tem duração de 2,5 anos e é oferecido na modalidade presencial.

O curso de Ciência de Dados é uma das principais novidades do UNIVEM para o ano de 2020, em que a instituição vem consolidando sua posição como líder de Transformação Digital no interior de São Paulo

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, já na modalidade EaD são oferecidos os cursos de Gestão de Tecnologia da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Acesse o site: www.univem.edu.br e se inscreva.