Professor do UNIVEM orienta alunos que almejam uma vaga no setor público

O Concurso Público é uma ótima opção de atuação na área de trabalho para diversas profissões. A aprovação depende de uma boa classificação no processo seletivo para que o candidato possa trabalhar em um cargo público em um órgão, autarquia ou empresa pública.

Segundo o estudo Três Décadas de Evolução do Funcionalismo Público no Brasil (1986-2017), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no final do ano de 2019, o número de servidores públicos no Brasil cresceu 123% em 32 anos, saltando de 5,1 milhões para 11,4 milhões. O setor privado no mesmo período de estudo, cresceu 95% no total de vínculos.

Várias profissões oferecem a possibilidade de uma carreira no setor público. Como na maioria das vezes, a concorrência por uma vaga é grande, convidamos o professor do UNIVEM, Dr. Roberto Freiria, para orientar os alunos que pretendem concorrer a um cargo público.

1 – Conheça seu perfil

Antes de escolher qual Concurso prestar, é importante avaliar se aquela profissão ofertada está de acordo com o seu perfil profissional, a partir de então uma boa alternativa é realizar simulados: “Busque na rede provas anteriores já aplicadas. Depois, invista naquelas áreas em que o desempenho ficou abaixo do esperado. ”

2 – Seja disciplinado

O comprometimento com os estudos é um dos fatores decisivos para aprovações em Concursos Públicos. “Posso afirmar que ninguém é aprovado num concurso de alto nível se continuar se dedicando às noitadas, baladas, barzinhos e festas, sem cumprir um rígido cronograma de estudos. ”

3 - Faça um planejamento

Para conseguir a aprovação em um Concurso, é importante planejar o conteúdo que vai ser estudado, é melhor estudar diversos conteúdos de maneira menos profunda, do que focar em um único tema, que pode nem cair na prova. “É muito mais produtivo, aliás, necessário, o estudo em livros menos profundos, em todas as áreas. Recomendo estudos nas “sinopses” oferecidas pelas boas editoras, independentemente do título que elas adotam para essas coleções. Esses livros permitem adquirir o conhecimento geral necessário para ser aprovado. Depois, você se aprofunda conforme sentir a necessidade. ”

4 – Estude a área

A próxima orientação é exclusiva para candidatos que pretendem prestar Concurso Público na área jurídica: “É muito importante estudar bastante a chamada lei seca e acompanhar a evolução jurisprudencial nos mais diversos temas, em especial nos julgamentos do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. ”

5 – Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje!

O último conselho é um dos mais famosos: “Não deixe para se comprometer com os seus objetivos só depois de concluir o Curso de Graduação. Comece desde já! ”

Com as dicas anotadas, é hora de colocá-las em prática! Lembrando que a Prefeitura de Marília divulgou que já foram efetivadas mais de 18,5 mil inscrições para o Concurso Público que vai ser aplicado na cidade no dia 21 de fevereiro. O cargo mais concorrido será o de telefonista, que terá 1.017 pessoas concorrendo por uma única vaga.