Projeto vencedor em concurso de design mostra uma previsão do que será relevante no espaço das empresas em menos de uma década

Amanda Luz

São Paulo - O escritório do futuro se parece menos com um cenário de ficção científica e mais preocupado com a sustentabilidade e o convívio dos funcionários. É o que mostra o projeto vencedor de um concurso no Reino Unido, promovido pelo British Council for Offices and Property Week, e que desafiou arquitetos a desenharem o lugar de trabalho ideal em 2018.

O ambiente de trabalho criado pelos arquitetos do tp bennett foi escolhido pelos jurados, nesta semana, como o melhor escritório de empresa global desenhado para 5 mil funcionários na ilha ficcional Riduna.

O projeto foi inspirado em pesquisa que dizia que dois terços dos funcionários não se sentem bem no ambiente em que trabalham, segundo os arquitetos. O escritório do futuro inclui uma aglomeração de prédios, utilizados para o trabalho e lazer, com praças e pequenas ruas que fazem a ligação entre os edifícios principais e os lugares de encontro e confraternização.

O lazer realmente vai fazer parte do ambiente de trabalho do futuro. Como em uma pequena cidade, haverá biblioteca, local de visitação, cinema e até um pub ou bar. No pub, colegas poderão se encontrar para discutir projetos nas mesas, com direito a bebidas.

Além de ter espaços verdes, os edifícios terão cobertura que manterá a aparência de "cidade antiga" e que também permitirá que a empresa tenha um padrão constante de consumo de energia. Para as reuniões ocasionais, módulos portáteis poderão servir de abrigo a
depender do local e do número de funcionários. A alternativa tonará possível o trabalho até em locais mais distantes, com o controle e
participação remota com o escritório, como em frente ao mar.

A internet, como se poderia supor, estará disponível em qualquer ponto da pequena cidade e, para quem estiver sem conexão temporariamente, haverá cabines telefônicas para a função de pontos seguros para conectar os aparelhos móveis ou laptops.

No espaço para palestras e maiores reuniões, por exemplo, será possível a videoconferência em lugares estratégicos na parte superior do recinto com capacidade para 750 pessoas.

Fonte: Portal Exame