Além de ampliar o repertório cultural, filmes podem ajudar o profissional a refletir sobre o que acontece no cotidiano das empresas

Procurar um boa sessão, comprar a pipoca, sentar-se, trocar de cadeira quando alguém de dois metros senta-se à sua frente, desligar o celular, fazer "shiiiiiiii" para os tagarelas do seu lado quando a história começa. Como ida ao cinema pode ajudar a sua carreira? Estimulando-o a se desenvolver e a enfrentar obstáculos, com bons exemplos, responde a psicóloga e headhunter ("caçadora de talentos") Stefania Lins Giannoni.
 
Além de ampliar o repertório cultural, filmes podem ajudar o profissional a refletir sobre o que acontece no cotidiano das empresas -- ou na busca por um trabalho. A pscóloga costuma lançar mão de pequenos trechos de enredos cinetográficos nos treinamentos que faz em organizações. "Não é ver por diversão. É refletir sobre a mensagem e pensar no que você pode fazer a partir disso", explica.
 
Para começar, a especialista indica dez filmes de sucesso, com a indicação das mensagens de desenvolvimento de carreira que estão por trás dessas grandes bilherias -- bastante acessíveis aos espectadores "corporativos". "Não é porque é Hollywood que não tem uma ´lição´. Essa mensagem pode vir de algo muito simples", explica Stefania.
 
Mas como concretizar a reflexão, transformando-a em estímulo profissional? É preciso tentar fazer uma relação do enredo com o dia a dia, estabelecer um objetivo e desenvolver um pequeno plano de ação, com estratégias para alcançar o que você quer. Por isso, é melhor esquecer as companhias e ver o filme melhor sozinho, concentrado. Vale, por isso, assistir de novo a filmes já vistos.

"Não é porque eu já assisti ao filme ´A Vida é Bela´ que eu me tornei um profissional competente", diz a headhunter. Nesse filme, por exemplo, a preocupação com o outro fica em evidência. "Hoje é extremamente valorizado o profissional que se preocupa com os demais, seja ele seu colega de trabalho, seja seu cliente. Esse olhar para o outro acarreta melhora nos relacionamentos e no trabalho em equipe. Esse é um dos pontos que podem ser trabalhados pelo profissional", indica. Então, bom filme para você. E bom trabalho.
    Veja as dicas:   1- "À Procura da Felicidade", protagonizado por Will Smith, trata da força para driblar as adversidades. Acredite no seu potencial e transforme os obstáculos em oportunidades de crescimento.   2- O ator Eddie Murphy em "A Creche do Papai". Filme aborda a capacidade empreendedora: os profissionais devem ser capazes de encontrar novos caminhos, imaginar, planejar e colocar em ação.   3- "A Fuga das Galinhas", animação que fala da capacidade de criar um plano de ação com objetivos claros e estratégias para alcançá-los.   4- Adrien Brody, em "O Pianista", filme de Roman Polanski. O enredo, segundo a especialista, sugere que temos que ter clareza de nossas habilidades para poder desenvolvê-las. Esse pode ser um diferencial de competitividade.   5- Roberto Benigni, em "A Vida é Bela", que discute a preocupação com o outro. Esse olhar para o outro acarreta sintonia e melhora nos relacionamentos e no trabalho em equipe, diz a headhunter Stefania Giannoni.   6- Cuba Gooding Jr. e Ed Harris em "Meu Nome é Rádio". A mensagem do filme, para a headhunter, é a de que nossas deficiências podem ser minimizadas quando aceitas pelos outros -- e por nós mesmos.   7- O ator Robin Williams em "Patch Adams", que aborda o amor pelo trabalho. A headhunter diz que todo profissional que gosta do que faz tem mais chance de alcançar o sucesso. "As pessoas percebem isso, o que gera um sentimento de confiança e credibilidade".   8- "Náufrago", de Robert Zemeckis, protagonizado por Tom Hanks. O profissional deve desenvolver sua capacidade de resolver problemas de forma inovadora. É preciso criar caminhos para os desafios do dia a dia das empresas.   9- Os atores Clint Eastwood e Hillary Swank, em "Menina de Ouro", dirigido por Eastwood. Obra mostra que a motivação das pessoas está diretamente ligada aos seus objetivos na vida. Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.   10- Os atores Robert De Niro e Cuba Gooding Jr. em "Homens de Honra", de George Tillman Jr. Mostra que pessoas determinadas não esperam as condições melhorarem para ir atrás de seus objetivos.   Fonte: UOL / Empregos 

COMENTÁRIOS