As profissões ligadas à ecologia estão entre os segmentos de alta remuneração?

Gerente de atendimento da Catho, empresa da área de recursos humanos, Lucio Tezotto aposta numa explosão de carreiras ligadas ao segmento ambiental nos próximos anos. “Questões relacionadas ao consume consciente, à sustentabilidade e a ações que consideram impactos ambientais tornam-se mais importantes”, afirmou Tezotto.

Para ele, essas atividades, que antes eram consideradas como diferencial, alcançável apenas para grandes corporações ou empresas bem consolidadas no mercado, passaram por uma transformação, e se tornaram indispensáveis a empresas de portes e segmentos variados. “Agora, (essas atividades) passaram a ser critério para obtenção de concessão, de participação de licitações e até mesmo de contratação de services terceirizados e especializados”, disse.

É um perfil muito específico de profissional. O desenvolvimento sustentável demanda um planejamento de ações levados em consideração o âmbito social, ambiental e econômico. A partir desses preceitos, é indispensável que os profissionais se integrem ao assunto, visando preservar a natureza e o meio ambiente.

O papel do gestor ambiental é elaborar soluções para a preservação da natureza aliada aoprogresso. Assim como ele, existem outras profissões que têm posições cada vez mais relevantes no cenário da sustentabilidade e que tentam, de alguma forma, fazer a diferença. Confira nove profissões em alta ligadas à sustentabilidade:

Ambientalista / Engenheiro ambiental

Os engenheiros ambientais avaliam a dimensão das alterações prejudiciais ou benéficas ao meio ambiente causadas pelo homem, adotando procedimentos a fim de minimizar os impactos indesejáveis em escala global. Para isso, este professional precisa teri nteresse em tudo que diga respeito à questão ambiental.

 Biólogo

Eles estudam todos os organismos vivos e analisam aspectos como a origem dos seres e processos de reprodução e relação com o meio ambiente. A partir dessa análise, promovem o desenvolvimento sustentável, ous eja, a manutenção dos recursos naturais.

Engenheiro agrônomo

Conhecidos como agrônomos, esses profissionais são responsáveis por conceber e orientar a execução de trabalhos ligados à produção agropecuária. Além disso, eles acompanham todo o processo de alimentos de origem vegetal e animal, com a intenção de melhorar a qualidade e a produtividade e conservar o meioambiente.

Engenheiro florestal

Analisar a condição dos ecossistemas é uma das funções do engenheiro florestal. Além disso, ele planeja aexploração sustentável dos recursos naturais e produz relatórios dos danos causados tanto pela ação natural quanto pelo homem. A maior responsabilidade deste profissional é recuperar as regiões degradadas, arborização de cidades e o planejamento de projetos de parques ambientais, reservas biológicas ou naturais.

Engenheiro sanitarista

Profissional focado na exploração de recursos hídricos. Eles são responsáveis pelo diagnóstico e coordenação de projetos de saneamento básico e outras obras. O engenheiro sanitarista também se preocupa em diminuir os danos ambientais e melhorar as areas sociais.

Geógrafo

Profissional responsável por conhecer e descrever aspectos da superfície da terra, o geógrafo estuda  a relação entre o meio e as comunidadesque o habitam. A partir de dados sociais, políticos e culturais, eles usam as informações que podem ser utilizadas para delimitação de territórios, planejamento de area surbanas, manejo dos recursos naturais e outras obras que interferem no meio ambiente.

Geólogo

O geólogo estuda a origem, formação, estrutura e a composição da crosta terrestre e as alterações sofridas no decorrer do tempo. É responsável pela investigação da ação do homem e das forces naturais sobre o planeta – o que resulta nas informações do impacto ambiental – e elaboram projetos a fim de preserver os recursos naturais.

Gestor ambiental

O profissionalelabora projetos de gestão ambiental, a fim de preservar o meio ambiente aliado ao progresso. O gestor ambiental promove ainda o desenvolvimento sustentável, projetando a exploração natural por meio de técnicas não poluentes. Outra função importante é tentar recuperar areas degradadas e ajudar na conscientização da população.

Oceanógrafo

Importante por pesquisar os ambientes marinhos, este profissional é responsivel por coletar informações, analisar condições químicas, físicas, geológicas e biológicas do mar, para que possa produzir relatórios e acompanhar a exploração dos recursos naturais. O oceanógrafo analisa a composição da água de rios, lagos e mares a fim de desenvolver técnicas para que a utilização dos recursos hídricos não cause danos ambientais.

Fonte: Terra / Meio Ambiente

Andrés Bruzzone  Comunicação

 

COMENTÁRIOS