Brasil começa a despertar para o potencial da economia criativa, conceito que engloba áreas como design e cinema

Marianna Aragão

Este ano, a série de animação infantil Peixonauta, concebida por um grupo de designers, desenhistas e produtores de São Paulo, começa a ser exibida na rede de televisão árabe Al Jazeera. Com a versão para os espectadores do Catar, as histórias do peixe agente secreto que pode ficar fora d"água passam a ser contadas em pelo menos 60 países, traduzidas, originalmente, do português. No Brasil, onde é transmitido pelo canal Discovery Kids, o seriado tornou-se líder de audiência da TV paga na semana de sua estreia, em abril do ano passado.

O sucesso do personagem rendeu outros frutos. A produtora TV Pinguim, que trabalha com uma pequena equipe de 12 funcionários fixos, instalada em um escritório no bairro paulistano dos Jardins, já trabalha no longa-metragem do desenho, com estreia prevista para 2011. Além disso, tem dez contratos firmados para licenciar produtos, que vão de brinquedos a enfeites de festa, com a marca do simpático peixinho. "É a primeira vez que uma criação brasileira para esse público ganha o mundo", orgulha-se Kiko Mistrorigo, arquiteto e um dos fundadores da TV Pinguim.

Usando criatividade como matéria-prima básica, Kiko e sua equipe colocaram no mercado um produto com potencial de gerar entre R$ 5 milhões a R$ 10 milhões de receita nos próximos cinco anos - a conta não inclui os direitos de licenciamento de marca, nem de projetos derivados da série, como o filme e uma peça em teatro, já em negociação. É um exemplo acabado de um conceito que começa a ganhar espaço em governos, entidades setoriais, empreendedores e até na Organização das Nações Unidas (ONU): a economia criativa.

Ainda em evolução, o conceito, surgido na década de 90, abrange atividades que usam cultura, criatividade e tecnologia para produzir riqueza. Design, moda, animação, publicidade, arquitetura, música, artesanato e cinema são algumas das áreas incluídas nessa definição. Segundo a ONU, a produção de bens e serviços criativos é uma das soluções para viabilizar a economia e reduzir a pobreza, em especial nos países em desenvolvimento. Entre 2000 e 2005, esse setor cresceu duas vezes mais rápido que os serviços tradicionais e quatro vezes mais que o setor de manufaturas.

"Os produtos da economia criativa estão entre os mais dinâmicos do comércio internacional", diz Edna dos Santos-Duisenberg, chefe da ONU para o programa de economia criativa. Desde 2005, a brasileira se dedica a estimular governos e iniciativa privada de diversos países a pensarem no tema. Segundo ela, o Brasil ainda tem participação pequena no comércio mundial criativo - nem aparece no ranking dos dez países em desenvolvimento que mais exportam produtos da economia criativa. "Faltam políticas públicas e financiamento. Mas a discussão tem avançado", diz Edna (leia entrevista abaixo).

PATROCÍNIO

O financiamento é um dos maiores obstáculos para impulsionar o setor no Brasil. Um dos motivos é que os empreendedores da economia criativa têm pouca ou nenhuma garantia física para oferecer aos bancos, o que dificulta a obtenção dos empréstimos. "Seus maiores ativos são intangíveis", explica a economista Ana Carla Fonseca, especialista no tema e fundadora da consultoria Garimpo de Ideias.

Os empreendedores da TV Pinguim passaram por essa situação. Mesmo tendo conquistado patrocínio, faltavam cerca de R$ 1 milhão para tirar o projeto da série infantil do papel. A opção foi buscar um financiamento no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). Segundo o sócio Ricardo Rozzino, a instituição permitiu que parte da garantia fosse oferecida com bens reais e o restante, vinculado aos contratos (futuros) de licenciamento da marca. "Não temos um imóvel físico de R$ 10 milhões para viabilizar um empréstimo como esse. E o BNDES está entendendo melhor isso", conta.

Segundo especialistas, de fato, o banco estatal está capitaneando as iniciativas de financiamento ao setor no País. Em novembro, a instituição ampliou o abrangência de seu programa para o setor audiovisual, o Procult, incluindo segmentos como jogos eletrônicos, editorial e de música. Projetos ligados a essas áreas poderão se utilizar de recursos do programa, que passaram de R$ 175 milhões para R$ 1 bilhão. "Nos convencemos de que a economia da cultura precisava se autofinanciar e ser encarada como negócio", afirmou Elvio Gaspar, diretor de inclusão social e crédito do BNDES, ao anunciar o novo programa.

Para a economista Lídia Goldenstein, são os "setores criativos" que devem liderar o crescimento econômico no futuro. Ela coordena um mapeamento inédito sobre o setor em São Paulo, a pedido da Prefeitura Municipal, que deve ser finalizado este ano. Segundo ela, o desenvolvimento das atividades criativas impacta emprego, renda e meio ambiente. "As indústrias da economia criativa são mais limpas, têm salários maiores e profissões mais sofisticadas", afirma.
Fonte: Estadão

COMENTÁRIOS