UNIVEM é uma das poucas instituições do interior do Estado credenciada a oferecer a capacitação

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções e Conflitos, inicia em setembro o Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Conciliadores e Mediadores.  O UNIVEM é uma das poucas instituiçóes do interior do Estado credenciada pelo TJSP para oferecer a capacitação de mediadores judiciais.
No último sábado, dia 3, reunião realizada no Centro Universitário, com a presença dos coordenadores do curso e professores, definiu a metodologia a ser aplicada na formação. São responsáveis pelo Curso de Mediação e Conciliação, o coordenador do Centro de Educação Continuada (CEC), Prof.  Paulo Rogério de Mello Cardoso e o coordenador do Escritório de Assistência Jurídica, Prof. Luciano Henrique Diniz Ramires.

O curso tem está previsto para começar dia 14 de setembro, com aulas aos sábados. No total vão ser 51 horas-aula presenciais, além do estágio obrigatório de 60 horas que poderá ser feito em Juizado especial, varas judiciais, núcleos de práticas jurídicas da instituição e nos Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).  As vagas são limitadas a 25 alunos por curso. As inscrições devem ser abertas em breve.
Para participar do curso de conciliação e mediação é necessário ter 21 anos completos e formação em curso superior em qualquer área.
Em todo o estado de São Paulo, são aproximadamente 4 mil conciliadores que desenvolvem suas atividades nos Cejuscs. Segundo o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do UNIVEM e coordenador do Curso de Mediação, Professor Luciano Henrique Diniz Ramires, além de mais simples e célere, o grau de eficácia nos processos que contam com a mediação chega a 95%.
O curso será ministrado por professores do curso de Direito do UNIVEM, e por docentes convidados, todos com formação em Mediação. De acordo com o coordenador do Centro de educação Continuada e coordenador do Curso de Mediação, Prof. Paulo Rogério Cardoso, essa validação do Tribunal de Justiça de São Paulo reforça a importância do curso de Direito do UNIVEM e da instituição como um todo.
O mediador é um facilitador. Ele facilita a aproximação e a comunicação entre as partes e ajuda as pessoas a construir uma solução. Os acordos fechados durante as audiências de conciliação têm força jurídica, como uma decisão transitada em julgado.
Para o Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, essa parceria é o reconhecimento de um trabalho sólido e comprometido com a educação de ensino superior realizado pela instituição e que marca os 52 anos da Fundação, comemorado este mês. “Esse é mais um presente que ganhamos e que dividimos com a comunidade. Para nós, é um reconhecimento, para os futuros profissionais é uma oportunidade ímpar”, destacou.

Na foto (em pé), a professora Ângela Soraia Anselmo da Silva e os coordenadores do Curso de Mediação e Conciliação, Prof. Paulo Rogério Cardoso e o Prof. Luciano Henrique Diniz Ramires. Sentados, os professores Tayon Soffener Berlanga, César Augusto Luiz Leonardo, Ricardo Mustafá e Rafaela da Silva Polon, durante reunião realizada no último fim de semana