Saiba quando este tipo de graduação é a mais indicada

Cursos Tecnológicos - Saiba quando este tipo de graduação é a mais indicada e entenda as vantagens reconhecidas pelo mercado de trabalho
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 08:08 hs.
31/01/2011 - Entenda mais sobre os cursos tecnológicos. Quem dá as dicas e esclarece as dúvidas é a Professora Christiane Novo Barbato, da FAJ.

Por Lia Settim

O que são os cursos tecnológicos?

Assim como a licenciatura e o bacharelado, os cursos superiores tecnológicos, ou cursos superiores de tecnologia, são cursos de graduação, ou seja, são cursos que conferem grau aos que os concluem. Eles procuram formar profissionais capazes de desenvolver atividades de um determinado eixo tecnológico, aliando conhecimento às necessidades do mercado.

Quem conclui um curso tecnológico pode cursar pós-graduação, mestrado e doutorado?

Sim. Como os cursos superiores tecnológicos são cursos de graduação, os egressos desses cursos podem cursar qualquer tipo de pós-graduação: especialização, MBA, mestrado, doutorado e outros.

Quais as principais diferenças entre os cursos tecnológicos e os outros tipos de cursos de graduação?

Os cursos tecnológicos são cursos mais rápidos do que as licenciaturas e os bacharelados; enquanto a duração dos cursos tecnológicos varia de 2 a 3 anos, a dos bacharelados varia de 4 a 6 anos e a duração média das licenciaturas é de 3 anos.

Além disso, enquanto as licenciaturas formam professores e os bacharelados procuram fornecer uma boa base teórica e uma visão mais ampla e generalista, os cursos tecnológicos são focados em uma área específica e são mais voltados ao mercado de trabalho; as aulas devem privilegiar a prática profissional, permitindo que o aluno tenha rápido ingresso no mercado.

Como está o mercado para os profissionais que se formaram em cursos superiores tecnológicos?

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Centro de Políticas Sociais da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e pelo Instituto Votorantim, mostra que os jovens que fazem cursos profissionalizantes possuem 48% mais chance de conquistar um emprego do que os que não possuem essa formação, e os salários são 13% maiores para quem possui esse tipo estudo.

Como é especializado na área da sua graduação e formado para atender à demanda do mercado, esse profissional está sendo cada vez mais procurado pelas empresas, pois o tipo de sua formação agiliza a utilização dos conhecimentos nas práticas organizacionais.

Ainda, de acordo com o estudo de Renato Pedrosa, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), menos de 1% dos estudantes brasileiros se formou em cursos superiores de curta duração nos últimos dez anos. Nos países desenvolvidos, esse índice é de 29%. Segundo o pesquisador, esse fato traz prejuízos ao desenvolvimento do Brasil.

Ele também cita uma pesquisa realizada pelo IPEA que constatou que a indústria nacional não encontrou trabalhador qualificado para uma em cada quatro vagas abertas em 2007, sobretudo entre trabalhadores com até 13,1 anos de estudo, perfil em que se encaixam as pessoas que cursam o ensino superior de curta duração (11 anos de educação básica mais dois ou três de superior).

Quais as principais vantagens dos Cursos Tecnológicos em relação aos outros tipos de Cursos de Graduação?

Algumas das vantagens em fazer um curso tecnológico são:

• Em geral são mais baratos do que os outros tipos de graduação, podendo chegar a custar 40% do preço de um bacharelado;
• Por terem menor duração, os alunos têm acesso rápido ao mercado de trabalho;
• Há maior demanda do mercado de trabalho por profissionais formados em cursos tecnológicos;
• A maioria dos professores desses cursos atua na área em que leciona, o que permite que o aluno esteja sempre em contato com a realidade do mercado e com informações atualizadas.

Como se deve escolher a instituição onde irá fazer o curso tecnológico?

Deve-se investigar se o curso é autorizado e se a matriz curricular está de acordo com as recomendações do Ministério da Educação. No Portal do MEC (http://portal.mec.gov.br) há o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, que traz o perfil do profissional, duração mínima do curso e a infraestrura recomendada.

Outra boa opção é visitar a instituição para observar o que é oferecido e conversar com alunos que fazem o curso naquela instituição.
Fonte: Portal Ligado na Facul

Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 08:08 hs.

Por Lia Settim

O que são os cursos tecnológicos?

Algumas das vantagens em fazer um curso tecnológico são:

• Por terem menor duração, os alunos têm acesso rápido ao mercado de trabalho;

Como se deve escolher a instituição onde irá fazer o curso tecnológico?

Fonte: Portal Ligado na Facul