Foi aberta a temporada de caça aos talentos... Inscreva-se!

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Desafio Sebrae – 2011, que podem ser feitas até o dia 11 de maio. Este ano o evento deve reunir cerca de 150 mil universitários de todo o Brasil. Para o estado de São Paulo, espera-se a participação de 22.700 inscritos.

O Desafio Sebrae consiste em estimular o empreendedorismo, independentemente da profissão escolhida. A competição é desenvolvida por meio da parceria entre o Sebrae e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Coppe/UFRJ). No primeiro ano de criação do Desafio, em 2000, houve 850 participantes; no ano passado, esse número chegou aos 158 mil.

Os interessados devem montar uma equipe de três a cinco integrantes e inscrevê-la no site do jogo (http://www.desafio.sebrae.com.br ). O Univem destacou três professores para acompanhar a competição: Paulo Roberto Medeiros da Silva, Giuliana Marega Marques e Adalberto Sanches Munaro, que já estão fazendo a divulgação nas salas de aula.

“O ponto alto do Desafio Sebrae é possibilitar aos participantes o contato com ferramentas avançadas de gestão”, destaca o professor Medeiros, lembrando que são abrangidas todas as áreas de um negócio: finanças, marketing, produção, recursos humanos, entre outros. “Ao serem estimulados a tomar decisões, os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, aplicando-os numa competição que reproduz o dia a dia de uma empresa”, prossegue o docente. “Trata-se de um ótimo exercício de preparo para o mercado de trabalho e que, também, desenvolve o espírito empreendedor no aluno.”

Em 2011, o tema do Desafio Sebrae será “Veículos Sustentáveis”, envolvendo noções de ética e sustentabilidade.

Etapas e premiação

O Desafio Sebrae é disputado durante mais de seis meses. Organizados em grupos – que podem ser formados por estudantes de cursos diferentes – os participantes testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

Durante a competição, as decisões das equipes são avaliadas por um software de gerenciamento, que simula o funcionamento do mercado. Essas decisões são comparadas às dos concorrentes, resultando numa pontuação ao final de cada rodada de decisão. Ao final de cada fase, a pontuação acumulada das equipes é utilizada para gerar o ranking. Os critérios de pontuação podem ser conferidos no manual do participante.

Feita a inscrição, a equipe fará o download do jogo pelo site oficial, instalando o software em um computador. A partir daí, é só aguardar a data de início da competição, que será divulgada no site oficial.

O Desafio é dividido em seis fases:
1ª fase: Classificação estadual (via Internet).
2ª fase: Semifinal estadual (via Internet).
3ª fase: Final estadual (via Internet).
4ª fase: Semifinal nacional (presencial, em Recife).
5ª fase: Final nacional (presencial, em Recife).

6ª fase: Internacional, a ser disputada em 2012, no Rio de Janeiro, com vencedores nacionais de cada país participante (Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai).

Os vencedores serão premiados com viagens a outras cidades e países. Todos os finalistas ganharão iPads.

Univem esteve presente no lançamento oficial do Desafio Sebrae 2011

No dia 17 de março, aconteceu o lançamento oficial do Desafio Sebrae 2011, no Hotel Obeid, em Bauru, com a participação de professores universitários das regiões de Bauru, Botucatu, Marília, Presidente Prudente, Araçatuba e Ourinhos, com o objetivo de apresentar a proposta do jogo neste ano, que contou com a participação ativa dos professores, divididos em equipes.

O Univem foi representado pelos professores Paulo Roberto Medeiros da Silva, Giuliana Marega Marques e Adalberto Sanches Munaro. O grupo integrado pela professora Giuliana (Musical Office) ficou em primeiro lugar. Os grupos dos professores Munaro e Medeiros ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Fonte: Comunicação e marketing Univem