Ilustrador Diego Fernandes retrata pessoas e seu cotidiano de forma divertida

O “Espaço Gente que Faz” do UNIVEM apresenta até o final deste mês a exposição “Caricaturas Digitais” do ilustrador Diego Fernandes, de Birigui. Os trabalhos retratam pessoas reais e suas habilidades profissionais, utilizando a técnica de ilustração digital, com o uso de mesa digitalizadora profissional e programas gráficos, como Photoshop.
Formado em artes visuais, Diego Fernandes trabalha com caricaturas desde os 18 anos, quando começou a desenhar para amigos e pessoas próximas, como um hobby. Em 2006, iniciou os trabalhos profissionalmente.

A caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas, que enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. Características que podem ser conferidas nos trabalhos do ilustrador Diego Fernandes. “Apesar de saber que alguns caricaturistas se utilizam de seus desenhos como forma de zombar de características físicas e ou da personalidade de alguém, eu prefiro fazer caricaturas que gerem diversão e alegria, sem depreciar a pessoa ilustrada”, explicou.
O trabalho de Diego vai além da ilustração, segundo ele, cada caricatura é resultado de uma pesquisa prévia. “Quando vou iniciar a criação de uma caricatura costumo fazer algumas perguntas sobre a atividade que a pessoa mais gosta, qual qualidade ela considera mais importante em si mesma ou se tem algum hábito que gostaria de registrar. A partir daí, procuro unir essas informações as características físicas da pessoa, tentando evidenciar os detalhes de forma divertida”, frisou.

COMENTÁRIOS