A equipe de estudantes de ensino superior melhor colocada no país ganhará viagem para a final no Texas, nos EUA, e US$ 10 mil

Por Ricardo F. Santos   Se você é universitário e tem alguma ideia extremamente inovadora, está na hora de tirá-la da gaveta. Estão abertas as inscrições para a Idea to Product® Latin America, competição internacional de inovação de tecnologia ou produto, organizada aqui pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (CENN) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP).

Nessa competição, as equipes precisam apresentar um produto ou uma
tecnologia inovadora e única. Na primeira fase, os alunos devem elaborar o conceito do seu produto, explicar o motivo pelo qual ele é inovador e definir e descrever o seu público-alvo, provando sua aplicabilidade prática. Após essa etapa, eles serão julgados por especialistas em tecnologia, representantes dos patrocinadores com fluência nas áreas específicas e investidores de venture capital.

Podem participar alunos de curso técnico, de graduação ou pós-graduação (strictu sensu e lato sensu) de qualquer instituição de ensino superior no país, desde que tenham um contato oficial no corpo docente. A equipe não tem limite mínimo nem máximo de integrantes, e a mais bem colocada no Brasil ganhará passagens para participar da final global no Texas – onde concorrerá ao prêmio de US$ 10 mil, além da consultoria do FGV-CENN para a elaboração de um plano de negócios e orientação jurídica para contratos e patentes.

No ano passado, participaram 27 equipes no país. O time Nanoita, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), ganhador da etapa latino-americana, foi o campeão mundial do Idea to Product. O aluno Thiago Sequinel apresentou uma tecnologia que permite transformar pisos, azulejos e louças em superfícies bactericidas.

“O produto que será originado dessa ideia tem um grande mercado a ser explorado em hospitais e instalações de saúde. Desde os resultados das competições, o Nanoita já recebeu várias consultas de empresas produtoras de cerâmicas interessadas em agregar a tecnologia às suas linhas de produção”, diz o diretor da Idea to Product Latin America pelo FGV-CENN Rene Jose Rodrigues Fernandes.
A competição acontece nos dias 2,3 e 4 de setembro em São Paulo. Participam instituições da América Latina, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania. As inscrições são gratuitas, irão até o dia 6 de agosto e devem ser feitas pelo site www.ideatoproductla.org. Apesar de o conteúdo estar em inglês, é permitido responder o formulário em português ou espanhol.   Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios 

COMENTÁRIOS