O Brasil se destacou, na última pesquisa, por ter uma geração interativa de vanguarda, com alto número de crianças e jovens que não só navegam, mas também produzem conteúdo na internet

A Fundação Telefônica, em conjunto com a Universidade de Navarra, da Espanha, vai realizar uma nova pesquisa sobre o uso da internet, dos videogames, do celular e da TV por crianças e jovens, no âmbito da Ibero-América. É a segunda rodada do estudo, cuja primeira versão foi concluída em 2008, após ouvir mais de 25 mil estudantes de 6 a 18 anos de escolas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela.

A nova pesquisa será realizada nos mesmos moldes da anterior e será ampliada para outros três países: Equador, Guatemala e Uruguai. A mostra que se pretende alcançar é de cerca de 39 mil estudantes. No Brasil, terá abrangência nacional. O objetivo é ter uma mostra representativa e proporcional à população estudantil de cada estado, tanto do meio rural quanto urbano, bem como dos setores público e privado. A expectativa é que aproximadamente três mil alunos deverão participar.

O EducaRede (www.educarede.org.br), portal educativo da Fundação Telefônica, disponibiliza um formulário para livre inscrição das escolas. A pesquisa será realizada pela internet. A metodologia utilizada consistirá na aplicação de um questionário online respondido pelas escolas participantes, sob orientação de um professor ou monitor. As questões são adaptadas à idade dos participantes.

O primeiro estudo, que deu origem ao livro A Geração Interativa na Ibero-América: Crianças e adolescentes diante das telas, constatou que, entre os países pesquisados, o Brasil se destaca por ter uma geração interativa de vanguarda, com alto número de crianças e jovens que não só navegam, mas também produzem conteúdo na internet.

Foi apontado que, de cada dez estudantes brasileiros, dois possuem página web ou blog. A pesquisa também evidenciou desafios a serem enfrentados, já que o Brasil obtém a segunda pontuação mais alta (atrás apenas da Argentina) quanto à ausência de mediação: 46% dos estudantes não têm acompanhamento de pais ou professores no uso da rede.

O EducaRede, programa da Fundação Telefônica que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública por meio do uso das tecnologias, mais uma vez aplicará a pesquisa com o objetivo de mapear como os jovens e crianças fazem uso das diferentes tecnologias e de, a partir deste diagnóstico, nortear suas ações e desenvolver projetos voltados a esse público. As escolas participantes terão acesso a seus próprios resultados tabulados para poder utilizar esse aprendizado na orientação de seus professores, com vistas a promover o uso seguro das telas digitais.

A realização da pesquisa também está alinhada com a iniciativa do Grupo Telefônica de facilitar o acesso de todos os cidadãos às oportunidades que as TIC oferecem. A publicação é parte de um programa bem mais amplo do Grupo Telefônica sobre as Gerações Interativas da América Latina, que tem como objetivo impulsionar o uso responsável das novas tecnologias e fazer uso dos resultados da pesquisa para orientar as ações de proteção às crianças e aos adolescentes nos países em que atua.

Sobre a Fundação Telefônica
A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica no em El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai.

No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede, Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.   Fonte: Terra / Tecnologia