Historicamente, o desenvolvimento do conhecimento humano sempre necessitou de registros, o homem em todas as fases de sua evolução buscou divulgar sua história e seus saberes às próximas gerações e, se as formas iniciais de registro apresentaram-se nas pedras e manuscritos, atualmente o meio digital e virtual são os mais utilizados.

Com muito empenho, estamos atravessando mais um período evolutivo no formato de registros das informações. A sociedade da informação ou era da informação permitiu a todos os povos transpor as barreiras geográficas. Estamos plugados ou interligados com o mundo, apenas utilizando comandos e cliques em um computador.

A busca incessante pela informação é uma necessidade premente para o homem, desde os tempos remotos. O detentor da informação transformou-se em disseminador moderno da informação.

Estamos falando da classe bibliotecária que comemora, nesta data, o seu dia. A formação acadêmica da área é oferecida, segundo o Censo de 2008, em 40 Instituições de Ensino, a maioria do setor público, com alto rigor no desenvolvimento de pesquisas.

A empregabilidade da categoria ainda está relacionada à área educacional, em bibliotecas universitárias, mas o mercado é amplo para os profissionais que buscam autonomia e outras frentes como, por exemplo, a indústria e as empresas de prestação de serviço.

As inovações tecnológicas mostram-se favoráveis às práticas biblioteconômicas. Recentemente, foi inaugurada em São Paulo, uma biblioteca com sistema de autoatendimento. O usuário passa a ter funções participativas dentro das unidades de informação, ampliando suas percepções com o mundo do conhecimento, além da oportunidade de pesquisa e leitura, em um ambiente universitário que permite a solicitação de serviço e a satisfação em recebê-lo.

Especificamente, as bibliotecas universitárias e seus gestores desencadeiam as novas tendências informativas, pois, na medida em que os sistemas complexos e obsoletos forem substituídos por mecanismos de acessibilidade e usabilidade moderna, a busca pela informação se tornará fácil e comum a todos.

Os bibliotecários são profissionais habilitados a desenvolverem estruturas de organização da informação, focada no segmento institucional ou organizacional, considerando as variáveis de custo, beneficio e segurança.

Repercute entre a categoria a questão do reconhecimento da sociedade pelo trabalho desenvolvido pelos bibliotecários e a proposta para esse dia, é que esse reconhecimento seja solidificado com atitudes como o preparo e a organização dos ambientes de estudos, nas inúmeras instituições de ensino do Brasil, com um toque de intelectualidade, inovação e criatividade.

O saber é essencial a todas as profissões, mas cabe aos bibliotecários estreitar o acesso à informação aos demais profissionais e à sociedade de maneira em geral.
Fonte: CM Consultoria