Vagas são para Goiás, Paraná, Rio, Santa Catarina e São Paulo. Treinamento e contratação serão nos dias 8 e 15, respectivamente

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (3) o resultado final da prova de títulos para 2.006 vagas de recenseadores para o Censo 2010 nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e São Paulo - clique aqui para consultar o resultado.

O processo seletivo recebeu 11.388 inscrições - clique aqui para ver a concorrência. O começo do treinamento dos selecionados e da contratação serão nos dias 8 e 15 de setembro, respectivamente.

O processo seletivo foi aberto para complementar a seleção de 192 mil recenseadores lançada no começo do ano, que não atingiu o número de aprovados suficiente em algumas regiões.

O candidato deve ter 18 anos completos na data da contratação e ter concluído o ensino fundamental.  

A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados, que poderá ficar entre R$ 800 e R$ 1.600. Em média, há 300 domicílios por setor censitário, que podem ser visitados em menos de 30 dias. O recenseador também terá direito ao 13º salário e a férias proporcionais aos dias trabalhados e à remuneração da produção.

Seleção
O processo seletivo complementar classificou os candidatos através de análise de títulos e selecionará os recenseadores por meio de uma prova ao término do treinamento.

Na análise de títulos, o candidato poderia ter até 10 pontos: 1 se tivesse apenas o ensino fundamental completo; 3 se tivesse ensino médio (antigo 2º grau) incompleto; 5 se tivesse ensino médio completo; 7 se tivesse ensino superior (graduação) incompleto; e 10 se tivesse ensino superior completo.

De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, o número de recenseadores ficou em 185 mil, e não em 190 mil, como era esperado. Por isso, teve de ser aberto novo processo seletivo para os cinco estados. O processo seletivo para 191.972 vagas foi lançado em fevereiro e teve 1.051.582 candidatos.

O número definitivo da população brasileira, segundo o IBGE, será conhecido em 27 de novembro.   Fonte: Portal G1 

COMENTÁRIOS