Campeonato oportuniza aos jovens projetar robôs e programá-los para cumprir tarefas de forma autônoma

O UNIVEM realizou entre os dias 18 e 21 de setembro a 2ª edição da Olímpiada de Robótica para os alunos de ensino médio. O evento proporciona aos jovens a oportunidade de projetar robôs a partir de componentes eletrônicos básicos, além de programá-los para cumprir tarefas de forma autônoma.

Neste ano o evento contou com a participação de mais de 100 alunos do Ensino Médio e Técnico das redes pública e privada de ensino. Durante a competição os participantes constroem seus próprios robôs e os programam para que de forma autônoma percorram cenários cheio de desafios. Aqueles que obtiverem melhor estratégia e performance serão os vencedores!
“É bem interessante e desafiador construirmos nossos robôs e aprender com os erros que acontecem durante a programação. Valeu muito a pena!”, destacou o aluno do ensino médio, Guilherme Lopes.
Representando as meninas que participaram da Olimpíada, Bárbara Resende, destacou a importância do campeonato para o aprendizado e escolha futura de carreira. “Hoje as meninas estão presentes em quase todas as áreas, e na informática não pode ser diferente. Esses campeonatos mostram isso e nos ajudam a definir nossas escolhas profissionais”, ressaltou.
Segundo destacou o coordenador adjunto dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, e organizador do evento, Prof. Caio Coneglian, este ano, além do número significativo de participantes, os alunos da graduação na área de TI do UNIVEM se envolveram na organização do evento, ajudando desde a preparação até na monitoria das equipes. “O objetivo da Olimpíada de Robótica é apresentar a área de Tecnologia da Informação despertando o interesse para formação profissional, uma vez que, Marília como polo de TI necessita cada vez mais de profissionais qualificados. Neste contexto a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI) apoia o evento desde a primeira edição”, ressaltou.
Premiação - A premiação aos melhores colocados será realizada, dia 26 de setembro, em uma solenidade no Salão Nobre do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) durante a XII Semana de Tecnologia da Informação do UNIVEM.
Os melhores alunos do ensino médio e técnico classificados receberão medalhas e certificados; participação em processo de bolsa de estágio, concedidas pela ASSERTI/SEPROSP para os Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM em 2020 e participação em um Curso de Formação de Desenvolvedor de Sistemas WEB.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na área de Tecnologia da Informação, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação.

Acesse o site: www.univem.edu.br/vestibular e inscreva-se.