Nos dias 29 e 31 de maio e 01 e 02 de junho aconteceu no Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM) a III Semana de Tecnologia da Informação, evento promovido pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da instituição.

O evento, que possibilitou várias atividades de pesquisa, ensino e extensão universitária, teve seu início no sábado dia 29 de maio com a I Maratona de Programação e o II Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação.

A Maratona promoveu a competição entre equipes formadas por alunos de graduação dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação que tinham o objetivo de resolver inúmeros problemas utilizando linguagens de programação durante um período de 4 horas. No dia 02 de junho, ao final do evento, as 3 equipes vencedoras receberam uma premiação e no segundo semestre deste ano representarão o UNIVEM na Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC.

Mini-curso ocorrendo durante o evento

Durante o II Seminário de Pesquisa e Desenvolvimento em Computação os alunos do curso de Ciência da Computação apresentaram os resultados parciais de suas pesquisas em andamento para o Trabalho de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Essa atividade objetivou a avaliação parcial dos trabalhos realizados pelos alunos proporcionando uma qualificação e direcionamento das pesquisas em desenvolvimento no âmbito do curso.

A extensão e a parceria entre a universidade e a comunidade puderam ser observadas nas palestras ministradas nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho que abordaram temas de relevância para a comunidade acadêmica e profissional de Marília e região. Entre eles destacaram-se os temas: Softwares Estratégicos de Gestão, Teste de Software, Metodologia Ágil de Desenvolvimento de Software, IPv6, Técnicas para diminuição de energia em sistemas embarcados e Tendências em Microeletrônica.

Banca de Qualificação durante o II Seminário de Pesquisa em Computação

Palestra sobre Metodologia Ágil de Desenvolvimento SCRUM

Ainda, durante o evento, foram oferecidos mini-cursos abertos a toda comunidade de TI de Marília e região. Esses mini-cursos permitiram a atualização profissional sobre técnicas em assuntos como Test Driven Development, Frameworks Java, J2ME, Segurança em Sistemas Web, CSS e Tableless.

Grande público durante as palestras

O evento contou com profissionais e pesquisadores de relevância no cenário regional e nacional e atraiu aproximadamente 900 pessoas ao evento, incluindo alunos, pesquisadores, empresas, profissionais e entusiastas da área de TI. Isso demonstra que o UNIVEM está atento ao que há de mais moderno e importante tanto em pesquisa, ensino e mercado de trabalho na área da Computação e Tecnologia da Informação e oferece isso ao público acadêmico, profissional e a comunidade em geral.

A integração do mercado profissional de TI à comunidade acadêmica pôde ser verificada a partir da participação de empresas de desenvolvimento de software, consultoria em projetos de fomento, serviços de mobilidade e conectividade, entre outras, que expuseram seu Core Business durante o evento e ainda, apresentaram seus processos de seleção de talentos permitindo que alunos, profissionais e a comunidade aumentassem seu networking durante os intervalos das palestras.

Integração entre alunos e empresas de TI

A III Semana de TI do UNIVEM é uma prova de que Marília vem se constituindo como pólo de desenvolvimento de pesquisa e desenvolvimento em TI, bastante atenta aos profissionais da área e que os alunos da instituição estão sendo cuidadosamente preparados para o mercado de trabalho. É a universidade cumprindo seu papel científico e social.

Veja mais fotos do evento: http://twitpic.com/photos/semanati