Alunos do Direito apresentam pesquisas no 26º SIICUSP

No UNIVEM o conhecimento vai além da sala, a iniciação científica provoca nos alunos o interesse pela pesquisa. Alunos do curso de Direito, Júlio Cesar Lourenço do Carmo e Eric Matheus Sescon Smaniotto, participaram, este mês, do 26º SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. O SIICUSP é realizado anualmente com o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes.

Discente do 8º Termo, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito e Internet (NEPI) e bolsista (PIBIC/CNPQ) , Júlio César Lourenço do Carmo apresentou a pesquisa sob o título Inovação Disruptiva: mediação digital como instrumento para efetivação do acesso à justiça brasileira. “Esse tema, que discutimos desde 2016, tem muita relação com o grupo de pesquisa do Professor Mário Furlaneto, o NEPI. O trabalho fala sobre mediação e conciliação, como formas mais simples, menos onerosas e mais céleres de encontrar uma solução”, explicou.

Aluno do 4º termo do curso de Direito do UNIVEM, Eric Smaniotto, apresentou  a pesquisa História e Legalidade no terceiro setor. “A pesquisa não é somente escrever artigos, ou buscar identificar os problemas na sociedade, é você modificar a sociedade. Na pesquisa você é um agente social que pode transformar o meio onde você coexiste”, frisou.

Apesar de trabalharem temas diferentes dentro do Direito, ambos, encontraram no UNIVEM o caminho e a paixão pela pesquisa.