Organize-se e receba a restituição do IR mais cedo em 2010

Contribuinte precisa separar tempo para reunir dados importantes.
Para especialista, ideal é entregar declaração já no início do prazo.
Entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no início do prazo dado pela Receita Federal traz vantagens para o bolso: quanto mais cedo o contribuinte acerta as contas com o Fisco, mais rapidamente recebe o dinheiro da restituição.

Para o coordenador de imposto de renda da consultoria IOB, Antônio Teixeira Bacalhau, uma boa alternativa é separar todos os documentos e informações necessárias para estar com tudo pronto jáem 1º de março. “Quem já tiver tudo em mãos é melhor entregar logo. O primeiro lote de restituição começa já em junho."

Número do recibo

A informação à Receita do número do recibo da declaração será opcional em 2010, podendo o contribuinte informar ou não. Entretanto, leva vantagem quem informar o dado.

A Receita Federal dará prioridade na análise e restituição do imposto para quem completar este campo. Além disso, a informação garante mais segurança ao contribuinte, pois impede que outra pessoa envie declaração com seu CPF.

Reúna comprovantes

Outra regra que dá trabalho é a obrigatoriedade que o contribuinte tem de informar o CPF ou CNPJ de todos os beneficiários de doações ou pagamentos, como aluguel, médico, psicólogo, engenheiro, arquiteto e demais profissionais liberais mesmo que as despesas não sejam dedutíveis do IR.

Caso não tenha anotado todos os números, é necessário ligar para cada um dos serviços utilizados em 2009 para pedir os dados também deve demandar mais tempo.

Dicas

O consultor Antônio Teixeira Bacalhau dá algumas dicas que podem facilitar a organização dos dados para agilizar a entrega da declaração:

1 - Comece antes:
Aproveiteos últimos diasantes do início do prazo da Receita (que começa no dia 1º) para juntar todos os documentos necessários para a declaração. Separe os informes de rendimento (que as empresas podem entregar até o dia 26/02), o recibo do IR do ano passado, escritura de imóveis vendidos e outros comprovantes.

Além disso, verifique se todos os seus dependentes têm o CPFs em situação regular, caso algum não tenha o documento, procure uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios para fazer a emissão.

2 - Organize as despesas:
Vá atrás dos gastos que você fez em 2009, ligue para os prestadores de serviço que você contratou e anote todos os CNPJ e/ou CPFs, localize também, se necessário, carnês do INSS de empregados domésticos, de faculdade e doações realizadas durante o ano.

3 - ‘Caixinha do Leão’:
Para o consultor, o ideal é juntar todos os papéis referentes ao IR em uma pasta ou caixa. Além de reunir os papéis para o IRPF 2010, separe outra para guardar aos poucos os documentos para declaração do ano que vem. Evite trabalho em 2011.

4 - Faça cópias:
Anexe ao recibo cópias de tudo o que você colocar na declaração como dedutível. Dentro do prazo de cinco anos, a Receita pode pedir os documentos para comprovação.

5 - Escolha um dia calmo:
Quando tiver todos os documentos em mãos, consulte o calendário e escolha o dia menos movimentado para fazer a declaração, tentar conciliar outras atividades pode resultar em erros.
Fonte: G1

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