Com 150 inscritos, o prazo de inscrição no projeto Agente Jovem, do Ministério da Cultura, foi estendido até dia 15

A data final teria sido 1º de julho (última quinta-feira), mas ainda restam 350 vagas disponíveis. “Estamos investindo na divulgação para um bom aproveitamento dessa oportunidade”, mencionou a secretária municipal da Juventude, Alessandra Costa.
A Secretaria Municipal da Juventude gerencia o projeto piloto, que teve Marília como escolha pelo Ministério da Cultura para sua aplicação. “A tendência ainda é que a população entenda cultura como sendo acessível somente para quem pode pagar por ela. O Agente Jovem oportuniza o conhecimento sem custos e ainda remunera os alunos”, frisou Costa.
De 21 a 1º de julho 150 vagas foram preenchidas, mas o governo federal liberou 500 e assim que todas forem ocupadas serão iniciadas as atividades.
Durante seis meses os jovens inseridos em um dos 14 pólos culturais terão aulas teóricas de cidadania e aulas práticas dentro da opção que tiverem feito. Cada um deles receberá uma bolsa mensal de R$ 150,00.
Os pólos de formação cultural são os de música, audiovisual, de cultura e meio ambiente, de cultura e questões de gênero, de produção de eventos culturais, de arbitragem em xadrez, de leitura, de hip hop, de dança de rua, de cultura e lazer, de cultura e saúde, de teatro, de grafite e de capoeira.
A Secretaria da Juventude investe na divulgação do projeto. Além da imprensa, a pasta está inserida das escolas municipais, através de panfletos do Agente Jovem a serem levados pelas crianças até suas famílias, e nas escolas estaduais, diretamente em contato com os adolescentes nas salas de aula.
Podem se inscrever jovens com idade entre 16 e 24 anos, não estar trabalhando, estar estudando ou ter concluído o ensino médio e ter renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo.
O local para inscrições é o Espaço Cultural Ezequiel Bambini, na avenida Sampaio Vidal, s/n.. O horário das 9h às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3414-1531 ou 3413-4963.

Projeto de inclusões
De acordo com a secretária da Juventude, o Agente Jovem é um projeto de inclusões: econômica, porque gera renda para os jovens, cultural, pelo que ensina e pelo que os jovens irão multiplicar posteriormente, e social, porque torna os jovens atuantes e colaboradores na sociedade.
Fonte: Jornal da Manhã Link: http://www.jornaldamanhamarilia.com.br/noticia/3845/Cursos-culturais-remuneram-jovens/