O primeiro encontro da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania vai promover 16 seminários

O evento acontece na próxima sexta-feira (18) à tarde e visa promover uma discussão sobre o acesso de pessoas com deficiência do estado a todos os bens, serviços e produtos oferecidos pela sociedade, “a curto e médio prazo”.
A presidente do CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Mary Profeta, pede a participação em massa nessa caravana, o que irá “fortalecer o compromisso que a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a União dos Vereadores do Estado de São Paulo terão para com as pessoas com deficiência de Marília e da região”.

A caravana, que está em sua segunda edição, é promovida pela Uvesp (União dos Vereadores) e Secretaria da Pessoa com Deficiência. O primeiro encontro será na cidade, no dia 18 (sexta-feira), no Univem (Centro Universitário Eurípides de Marília), das 13h às 17 horas. No entanto, os demais encontros acontecerão na seqüência em todo o estado. A participação é gratuita.

Os direitos constitucionais e a sua violação serão analisados e debatidos com vereadores, prefeitos, secretários municipais e as pessoas com deficiência, de acordo com a proposta da secretária Linamara Rizzo Battistella.

Em São Paulo são mais de 4,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, “que devem ser tratados como todos os demais, respeitados os seus direitos constitucionais”, mencionou o presidente da Uvesp, Sebastião Misiara.

Eliminar as barreiras arquitetônicas, incentivar a participação no esporte, ter acesso à saúde, emprego e, principalmente, à educação inclusiva, são itens a serem discutidos. Segundo a gestora da pasta a educação inclusiva precisa ser adotada como uma política sistêmica, “sendo inserida em meios educacionais de forma generalizada, fazendo com que cada vez mais haja conexão entre todos os alunos”. “Precisamos transformar a escola em veículo importante para novos cidadãos para que todos possam garantir a sustentabilidade, disse.

Os próximos encontros serão realizados em Olímpia (08-04), Piracicaba (29-04), Peruíbe (13-05), São José do Rio Preto (27-05), São José dos Campos (10-06), Araraquara (01-07), Andradina (29-07), Botucatu (12-08), Dracena (26-08), Orlândia (09-09), Ribeirão Preto (23-09), Lençóis Paulista (07-10), Americana (28-10), Bertioga (11-11) e São Paulo (25-11).

Mais informações podem ser obtidas através da assessoria de comunicação da UVESP pelos telefones (11) 3884.6661 / 3884.6746 ou imprensa@uvesp.com.br ou pelo site www.uvesp.com.br.
  Fonte: Jornal da Manhã Marília