Gestão de RH: Inovando com equipes de alta performance

É isso mesmo, a Revolução 4.0 chegou também a um dos departamentos de maior importância dentro da Organização: o RH. As tecnologias vieram para trazer um novo olhar, gerando um novo futuro para a área e impulsionando as mudanças e resultados, juntamente com equipes de alta performance.

 Nesta Era digital, as seguintes tecnologias serão cada vez mais utilizadas: social media, mobile, analytics, cloud computing, big data, entre outras. As EdTechs e HealthTechs também são grandes aliadas que contribuirão no desenvolvimento e bem estar dos profissionais. Essas tecnologias já estão automatizando processos considerados burocráticos, permitindo que o enfoque ocorra em atividades consideradas essenciais que são relacionadas às pessoas e às estratégias. A inteligência artificial permite a realização de ações assertivas que geram resultado.

No entanto, é importante desmistificar e esclarecer que o trabalho do profissional de Recursos Humanos não será descartado pelas empresas. Pelo contrário! As tecnologias necessitarão cada vez mais de profissionais da área de RH e gestão de pessoas para criar e gerir esses recursos. Ferramentas como Trello e Linkedin estão para contribuir com este processo.

Podemos afirmar que a grande projeção será trabalhar com o tripé: pessoas, tecnologia e processos. Neste cenário, os profissionais necessitam implantar tecnologias, mas manter a visão sistêmica do negócio, compreendendo o quão necessário é manter também o foco nas pessoas, já que são elas que impulsionam as mudanças e são as grandes protagonistas deste e de qualquer processo organizacional.

A gestão humanizada se fará ainda mais necessária diante de todas essas mudanças, afinal, colaboradores que se sentem valorizados são mais engajados e comprometidos com a Organização. E quando estão satisfeitos e felizes, contagiam positivamente seus pares.

 Um estudo da Universidade da Califórnia apontou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo do que os demais. O mesmo levantamento constatou que as vendas desses profissionais são 37% mais elevadas, e sua criatividade é três vezes maior do que funcionários que não são felizes no trabalho. Portanto, seus desejos, necessidades e dificuldades precisam estar alinhados e acompanhados pelos grandes líderes – essa conexão deve ser cada vez maior.

Os profissionais de RH deverão desenvolver e/ou aperfeiçoar competências essenciais em sua atuação, como flexibilidade, tomada de decisões rápidas e assertivas, criatividade e inovação. Precisam estar preparados para os desafios que já existem e que surgirão: diversidade de perfis, conflitos organizacionais, profissionais ávidos por autonomia, por feedbacks construtivos, por compartilhamento de ideias e interessados na cocriação de projetos. Verticalizar a hierarquia e permitir o envolvimento da equipe nas decisões favorecerá a humanização.

É preciso estar preparado, pois o mundo VUCA está aí (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Os movimentos, ações, incertezas e riscos estão presentes no mundo atual, inclusive, pelo aumento da tecnologia. Então, os profissionais precisam estar preparados para se adaptar a essas demandas, mudando seu mindset. Conhecer a empresa como um todo, saber como as áreas se inter-relacionam e são dependentes umas das outras e qual o papel do profissional de RH no ambiente interno e externo, sendo então, um RH estratégico, auxiliando na definição e concretização das metas organizacionais é a grande tendência.

Startups e novos modelos de negócios estão surgindo, abrindo possibilidades de atuarem como empreendedores com seus próprios negócios, como colaboradores ou gestores de empresas já estabelecidas ou trabalharem prestando consultoria.

Neste contexto, o curso de Gestão de Recursos Humanos - People & Talent Management do UNIVEM proporcionará, além da formação tradicional por meio de disciplinas como Teorias Empresariais e Transformação Digital e Estratégias e Modelos de Negócios na Era Digital, a formação profissional pelas disciplinas de Avaliação de Desempenho e Gestão por Competências, Recrutamento e Seleção na Era Digital, Transformação Digital nos Recursos Humanos, e Departamento Pessoal na Era Digital, assim como irá adquirir conhecimentos sobre Strategy Mindset, Timesheet e Soft Skills, dentre outros, por meio dos nanodegrees.

De acordo com o coordenador do curso, prof. Leandro Machado Tenório, no decorrer do curso, o aluno desenvolverá Consultoria Organizacional e Plano de Recursos Humanos por meio das disciplinas, dos nanodegrees e dos Projetos Integradores, podendo fazer uso dos ambientes de inovação do UNIVEM, como o InnovaSpace Coworking, aplicando na prática os conceitos estudados. Ao término, já como tecnólogo, terá o direito de fazer seu registro profissional junto ao Conselho Regional de Administração (CRA).

Neste ano, o curso de Gestão de Recursos Humanos do UNIVEM passou por avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), quando foram avaliados importantes indicadores, tais como: Projeto Pedagógico do Curso, qualificação do corpo docente, instalações físicas, responsabilidade social, satisfação dos alunos, gestão da instituição, entre outros. O curso obteve o conceito 4, sendo que as notas da avaliação variam de 1 a 5, onde 4 e 5 são consideradas excelentes, demonstrando a excelência do UNIVEM e o compromisso com a formação de qualidade.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020, com mais de quinze cursos presenciais, em todas as áreas do conhecimento. Na Escola de Negócios, o UNIVEM oferece quatro cursos na modalidade presencial: Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos, e oito cursos na modalidade de EaD: Administração, Ciências Contábeis, Processos Gerenciais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais e Gestão da Produção Industrial.

 

 Acesse o site: www.univem.edu.br/vestibular e se inscreva.

 

COMENTÁRIOS