O começo do ano é o melhor período para os estudantes procurarem estágio, dizem as recrutadoras. O motivo é o aumento no número de vagas no primeiro trimestre: cerca de 50 mil delas devem ficar disponíveis nos bancos de dados do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) e do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) até março,crescimento de 10% a 20% em relação aos demais meses, dizem as empresas.

A alta é resultado de dois fatores: reposição das vagas deixadas por estagiários que se formaram no ano anterior e criação de novos postos por parte das empresas, diz Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube. Segundo ela, é um costume das empresas deixar novas ações para o começo do ano.

O Nube prevê a criação de 18 mil vagas entre os meses de janeiro e março. O superintendente de operações do Ciee, Eduardo de Oliveira, disse que o aumento da oferta de estágios no centro começou em novembro de 2009 e se estenderá até fevereiro. Segundo ele, há de 30 mil a 35 mil vagas disponíveis atualmente no sistema no Ciee em todo o país.

As oportunidades são para estudantes dos ensinos técnico e superior. Para se inscrever, osinteressados devem cadastrar os currículos nos sites www.nube.com.bre www.ciee.org.br.

“Com o reaquecimento da economia, prevemos um aumento no número de vagas neste ano”, diz Carmen, do Nube. De acordo com ela, a previsão de 18 mil ofertas para o primeiro trimestre é tímida e pode chegar a ser superada. Em 2009, foram 12 mil vagas criadas no período, disse o Nube.

Ranking

Em ambas as empresas,maior número devagas é para ocurso de administração de empresas, tanto paraestudantes doensinotécnico como do superior. Em seguida, entram na lista dos primeiros colocados para o nível superior cursos como engenharias, ciências contábeis, comunicação social, tecnologia da informação e direito, afirmam as empresas.

Para nível técnico, cursos como eletrônica, mecatrônica, secretariado e publicidade também são bastante procurados.

No Ciee, entre os dez cursos com maior oferta de estágios na quarta-feira (13), o de administração de empresas estava em primeiro lugar com 2.236 vagas.Veja ranking na tabela abaixo.

Cursos com maior número de vagas no Ciee*
Curso Vagas
Administração de empresas 2.236
Direito 1.558
Ciências contábeis 479
Pedagogia 423
Educação física 349
Publicidade e propaganda 254
Engenharia civil 252
Comunicação social/jornalismo 242
Técnico em administração de empresas 180
Psicologia 177
Total 6.150
*Vagas do dia 13/01/10

Estagiários

Carmen ressalta que conseguir um estágio é requisito importante para a maioria dos jovens continuar na universidade. “Muitos deles pagam a matrícula e aguardam uma colocação para pagar a primeira mensalidade”, diz.

Dados daAssociaçãoBrasileira de Estágios (Abres)e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que apenas 12,8% dos estudantes universitários fazem estágio – 650 mil dos 5,1 milhões de universitários. Entre os estudantes de cursos técnicos, somente 3% estagiam – 250 mil dos 8,3 milhões de estudantes.