A teimosia que caracteriza muitos adolescentes pode não ser apenas rebeldia. Cientistas da Universidade do Estado de Nova York descobriram um mecanismo celular que afeta a capacidade de aprendizado durante a puberdade.

De acordo com o estudo, feito com ratos de laboratório, um tipo de receptor celular - pequeno mecanismo que permite a interação das células com substâncias químicas - se espalha pelo hipocampo (uma região do cérebro) durante a puberdade. Isso atrapalha a comunicação entre os neurônios e, consequentemente, diminui a capacidade de aprendizado.

Experimento

Em sessões de dez minutos, um grupo de ratos jovens foi treinado a reconhecer uma área dentro da gaiola onde o piso dava choques elétricos.

Após passarem algum tempo fora do local, a maioria das cobaias se lembrava da área quando voltava à gaiola. Os animais na puberdade, porém, tinham mais dificuldade para aprender e voltavam a pisar na área eletrificada.

Os cientistas, posteriormente, reverteram o problema de aprendizado usando uma droga experimental. Administrando no hipocampo dos animais uma dose extra do esteroide THP, um hormônio ligado ao estresse e à motivação, os pesquisadores fizeram os ratos voltarem a aprender normalmente.

No artigo publicado na revista Science, porém, os cientistas afirmaram não ser adequado tratar crianças e adolescentes em geral com uma droga desse tipo e discordaram da ideia de que a puberdade é um "problema" que precisa ser tratado. l