Novos procedimentos, que vão pesar nas mensalidades, valem a partir do dia 7 de junho

Os planos de saúde vão ser obrigados a oferecer, a partir de 7 de junho, 70 novos procedimentos médicos e odontológicos. A lista, divulgada ontem pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), inclui, entre outras novidades, 17 novos exames e ampliação do número de consultas com nutricionistas e psicólogos (veja quadro ao lado).

Os planos odontológicos, por sua vez, terão de garantir a colocação de próteses, como coroa dentária e bloco.

A ampliação vai beneficiar 43,7 milhões de usuários com planos contratados após 1999.

O transplante de medula agora será obrigatório para medula de terceiros. O exame mais sofisticado para diagnóstico precoce de câncer, o chamado Pet-SCAN, também entrou na lista. Teste do olhinho para bebês e teste de HIV rápido para gestantes são outros procedimentos inseridos.

Mensalidades mais caras

Solange Mendes, diretora da FenaSaúde, entidade que representa as operadoras do setor, afirma que o aumento da cobertura terá "com certeza" impacto nos preços dos planos. Para ela, as empresas terão de repassar a alta nos custos ao consumidor. O implante de marca-passo, lembra, custa R$ 90 mil, e o transplante de medula, R$ 80 mil.

Para os novos planos odontológicos (contratados a partir de 7 de junho), ela estima uma alta de até 40%. Solange diz que não é possível, porém, saber o aumento para os convênios coletivos (novos e vigentes), já que isso vai depender da estrutura de cada empresa e da demanda.

Já os planos individuais, que têm seu reajuste fixado pela ANS, não vão sentir qualquer aumento neste ano. "Só no próximo reajuste, em 2011, saberemos melhor quanto essa inserção teve de impacto nos custos das operadoras", disse ontem o diretor-presidente da ANS, Alfredo Cardoso. Ele lembrou que, em 2008, com a inclusão de mais de cem procedimentos, o impacto no reajuste desses planos foi de apenas 1 ponto percentual.l

COMENTÁRIOS