Programa de Bolsas se destaca pela supervisão e qualidade das pesquisas

Inserido no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Doutorado do UNIVEM tem se destacado pela qualidade das pesquisas desenvolvidas e pelo supervisionamento dos trabalhos feitos por professores altamente qualificados, a exemplo do filósofo e professor colaborador, Oswaldo Giacóia e do professor Lafayette Pozzoli, coordenador do Programa de Mestrado do UNIVEM. 
O Pós-doutorado, realizado por recém-doutores com menos de 10 anos desde a defesa da tese, é o momento de amadurecimento acadêmico-científico, onde o doutor aprofunda seus conhecimentos em um determinado tema de pesquisa e, pelo estágio docente, aperfeiçoa-se como professor universitário.
Prestes a apresentar o trabalho intitulado
“Direito, Estado e violência: entre reconhecimento, redistribuição e libertação no contexto dos direitos fundamentais”, uma pesquisa desenvolvida durante setembro de 2017 e agosto deste ano, o Professor do Curso de Direito da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba, Mário Calil, ressalta a importância do Pós-doutorado no UNIVEM. “Conhecia, à distância, o programa, tendo em vista que vários colegas da UEMS o cursaram. Não bastasse, o Professor Edinilson, que faz parte do programa, foi meu orientador no mestrado, nos idos de 2008 e 2009. Assim, era conhecedor da qualidade das pesquisas aqui desenvolvidas, bem como da tradição da instituição”, frisou.
De acordo com Calil, o pós-doutoramento não é propriamente um título acadêmico formal. Não há, “pós-doutores”; há, sim, doutores que procederam a estudos em nível de pós-doutorado. Trata-se de uma pesquisa praticamente autônoma, apenas supervisionada, não orientada. “O Pós-doutorado na modalidade proposta pelo PNPD da CAPES, contudo, pressupõe mais do que a pesquisa. É um estágio pós-doutoral, que leva à inserção do pesquisador no programa ao qual se vincula, inclusive, no que concerne à sua administração em sentido acadêmico”, explicou.
Toda a pesquisa contou com supervisão do professor Oswaldo Giacóia. “
O Professor Giacóia é, simplesmente, fantástico. Não tenho dúvidas de que se trata do maior filósofo humanista em atividade no Brasil. É uma pessoa de coração imenso, de humildade verdadeira, de gentileza extrema. Seus conhecimentos são, aparentemente, ilimitados. Grande parte do meu crescimento se deve a ele, assim como ao Professor Lafayette. Ambos me confiaram funções relevantes, corrigiram várias falhas de raciocínio, formação e de tratamento. Devo-lhes infinitamente”, agradeceu.
O professor Mário Calil fez parte do Conselho de Curso, com voz e voto, bem como foi professor colaborador do programa de mestrado. Atualmente é vice-líder do grupo de pesquisa do Professor Ricardo Pinha Alonso, auxilia em questões avaliativas, na formulação e na revisão de métricas de produção, orienta e coorienta dissertações e participa de bancas de seminário de pesquisa, qualificação e defesa.
A Audiência Pública para apresentação do trabalho do Pós-Doutorando do professor Mário Calil, será realizada dia 9 de novembro, às 14 horas, no UNIVEM.
Desde setembro, faz parte do Programa
de Pós-Doutorado do UNIVEM, o Professor Doutor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Ivanaldo Santos.

Na foto, o supervisor professor, Oswaldo Giacóia; os pós-doutorando,  Ivanaldo dos Santos e Mário Calil


UNIVEM é referência para doutores que buscam um estágio pós-doutoral

 

COMENTÁRIOS