Prazo do IR 2010 acaba em um mês, aproveite o feriado para declarar

Em um mês, no dia 30 de abril, termina o prazo para você prestar contas à Receita Federal. Para evitar deixar tudo para a última hora, que tal aproveitar o feriado de Páscoa? Antes de baixar o programa de preenchimento e o de envio da declaração, organize-se.

A lista de documentos é grande. São informes de rendimentos, comprovantes de despesas médicas e gastos com educação, extratos bancários, despesas e doações pagas, documentação patrimonial (como escrituras, notas fiscais - inclusive extratos da Nota Fiscal Paulista -, documentação de veículos), documentos pessoais e dos dependentes.

"Ainda não é hora de desespero. Por isso é bom aproveitar o feriado", diz Paulo Henrique Vaz, consultor da Contmatic Phoenix.

Portanto, antes de ir para o computador, confira toda sua documentação. Pegue os extratos de informe de rendimentos de 2009, tanto de bancos quanto de fontes pagadoras.

“É melhor ter tudo à mão, antes de começar a preencher a declaração. Isso facilita o trabalho”, diz Márcio Massao Shimomoto, vice-presidente do Sescon/SP (sindicato das empresas de serviços contábeis).

Faça um levantamento dos extratos de aplicações financeiras. Se seu banco não enviou o seu, ele deve estar disponível via internet. Se está difícil de encontrar, ligue para seu gerente.

Se você comprou algum bem no ano passado, localize a data da compra, valor e o CPF ou CNPJ do antigo dono.

"Só depois disso tudo, baixe os programas”, afirma Shimomoto.

Errei, e agora?

Se, depois de entregar o informe, você perceber que enviou alguma informação errada, não entre em pânico.

“Basta fazer uma correção pela declaração retificadora”, afirma o contador Horácio Abrantes, do escritório Orcose.

Abrantes lida com Imposto de Renda há 40 anos e todo ano é a mesma correria. “Muita gente deixa para a última hora, e não consegue enviar a declaração a tempo”, diz.

A Receita Federal informa que a multa por atraso na entrega é de 1% ao mês, calculada sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do IR devido.

Até segunda-feira (29), quase 5 milhões de contribuintes haviam entregue a declaração ao Leão. Isso representa apenas 20% das 24 milhões de declarações que a Receita deve receber até 30 de abril. Fonte: G1

COMENTÁRIOS