Começa no próximo dia 26, o Programa de Qualificação Profissional promovido pela Secretaria das Relações do Trabalho e Emprego (SERT), através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT)

Os cursos de Auxiliar de Contabilidade e Informática Básica e Auxiliar de Logística, oferecem 30 vagas cada e vão ser realizados no Centro Paula Souza. As inscrições já estão abertas.
Ainda há vagas disponíveis para os cursos de Operação de carga com habilitação em operador de empilhadeira (30 vagas), e Logística Básica (60), que serão ministrados no Senat de Marília.

As inscrições também estão abertas para os cursos de Ajustagem Mecânica (16 vagas), Eletricista Instalador (16), Mecânica de Usinagem Básica (16), Mecânico de Automóveis (32), Metrologia Básica (16), Soldador Eletrodo Revestido (16) e Tornearia Mecânica Básica (16), que vão ser oferecidos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Sert.

Todos os cursos são gratuitos. Os interessados devem fazer o cadastro gratuito pela internet, no site do sistema online de intermediação de mão de obra Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br), ou num Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) – nesse caso é necessário levar RG, CPF e carteira de trabalho.

Os alunos do Programa de Qualificação recebem bolsa-auxílio de R$ 210 por até três meses (duração do curso), auxílio-transporte, lanche e material didático.

O programa é destinado prioritariamente a pessoas desempregadas com idades entre 30 e 59 anos que não completaram o ensino fundamental.

Atualmente estão em andamento os cursos de Assistente Administrativo (30 alunos – Centro Paula Souza), Cuidador de idosos (60 alunos – Senac), Contabilidade Básica (60 alunos – Senac), Operação de carga com habilitação em operador de empilhadeira (60 alunos – Senat) e Logística básica (60 alunos – Senat).

Segundo salientou o coordenador do programa, Juan Carlos Dans Sanchez, todos os cursos são contratados de acordo com a demanda apresentada pelas empresas de cada região.

Dados de 2008, quando foi feito o último levantamento pelo órgão, revelaram que 50% dos candidatos inscritos no Emprega São Paulo e que fizeram os cursos de qualificação garantiram uma vaga no mercado de trabalho. Os números referentes a 2009, devem ser divulgados no começo de agosto.
Fonte: Jornal da Manhã