Especialistas em recursos humanos afirmam que ter um objetivo claro da vaga que procura é o passo mais importante a ser tomado. Isso porque, sem saber exatamente o que quer, o profissional pode sair entregando currículos para todos os lados e ser chamado para vagas que não são de seu interesse, diz o consultor Thiago Barbosa, do Grupo Foco, empresa de recrutamento e seleção.

A procura deve ser feita com calma, sem estabeler metas de prazos, acredita Barbosa. “Não adianta ter pressa. Senão a pessoa vai mudar de emprego, continuar infeliz e, três meses depois, procurar emprego de novo”, afirma.

A busca deve começar por um planejamento. Para quem está empregado, é necessário ter certeza de que quer deixar o atual trabalho. “É preciso saber se o descontentamento com a empresa não foi um fato isolado”, diz o consultor. Certo de que precisa mudar de trabalho, oprofissional deve fazer uma autoavaliação do que quer e estabelecer um objetivo. “Tem gente que faz 20 cópias de currículo e sai entregando em qualquer lugar. A possibilidade de essa pessoa ser chamada para uma vaga é muito pequena, pois a ação demonstra que ela não sabe o que quer”, ressalta Luiza de Paula, gestora da agência de empregos Gelre.

Flexibilidade

Mesmocom um objetivo claro, Barbosa, do Grupo Foco, acrescenta que é importante o trabalhador ser flexível na busca e amenizar as expectativas. “Se por um lado o candidato não pode ser amplo demais, ele também não pode ser restrito demais. Hoje a oferta de mão de obra é maior do que a demanda. Por isso, uma flexibilidade é bem vista”, diz.

Uma dica, segundo Barbosa, é o candidato deixar claro aos recrutadores o que tem vontade de fazer sem excluir outras atividades ou funções. Na entrevista, por exemplo, dá para afirmar “eu gosto de fazer isso, mas não vejo problemas em fazer aquilo de vez em quando”, sugere o especialista.

Rede de relacionamentos

O mais importante na busca por um novo emprego é acionar a rede de relacionamentos, o chamado networking. Essa é a melhor forma de conseguir um novo emprego, segundo Felipe Westin, vice-presidente de planejamento estratégico da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), unidade São Paulo. “O profissional pode fazer uma lista das pessoas do setor que pretende trabalhar ou até mesmo procurar as pessoas que conhecem as pessoas da área desejada”, diz.

Ao encontrar os contatos, o profissional deve falar do interesse por um novo emprego e não deixar de enviar o currículo.

Para quem conhece headhunters, que são profissionais especializados em caçar talentos no mercado, vale entrar em contato com eles novamente. “O headhuntercostumalembrar das pessoas com quemfalou recentemente”, afirma Barbosa.

Redes de relacionamento na internet também devem ser usadas na busca, como o Linkedin, o Orkut, o Facebook e o Twitter. Vale montar um blog para divulgar as ideias e fazer novos contatos, diz Barbosa. Cadastrar o currículo nos sites das empresas em que quer trabalhar e em sites confiáveis de emprego também é importante.

Para quem pretende entregar os currículos pessoalmente nas empresas e agências de emprego – ação mais comum entre jovens em busca da primeira colocação ou para quem procura cargos operacionais – o ideal é ir preparado para passar por uma possível entrevista. Não precisa estar de social, mas é importante ter cuidado com a aparência, diz Luiza, da Gelre.

O importante, segundo Westin, é não desistir no primeiro não. “A candidatura a uma vaga de emprego tem 50% de chance de dar certo e 50% de não dar. De repente aparece um sim que pode ser a melhor opção.”
Fonte: G1

COMENTÁRIOS