Desafio Sebrae, jogo que busca incentivar o empreendedorismo no meio acadêmico, receberá R$ 11 milhões em 2011

O Sebrae quer incentivar escolas e universidades a inserirem o tema empreendedorismo em suas grades curriculares. Ao participar de coletiva de imprensa sobre o jogo virtual Desafio Sebrae, no Rio de Janeiro, o presidente da instituição, Luiz Barretto, falou da importância do empreendedorismo estar presente no dia a dia das pessoas, independentemente da profissão escolhida. Ele ressaltou a evolução quantitativa e qualitativa do jogo e anunciou que a 12ª edição receberá R$ 11 milhões em investimento da instituição e parceiros.

O Desafio Sebrae é desenvolvido por meio da parceria entre o Sebrae e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Coppe/UFRJ. Desde sua criação, em 2000, o número de inscrições só evoluiu, saltando de 800 para cerca 158 mil em 2010. Até hoje, participaram do jogo 800 mil estudantes. "Queremos chegar em 2011 com um histórico de 1 milhão de participantes", destacou Barretto.

Com o objetivo de intensificar o debate, Barretto afirmou que tentará se reunir com o ministro da Educação Fernando Haddad. Ao falar da evolução qualitativa do jogo, ele citou a valorização do trabalho em equipe, o caráter lúdico e a cultura de trabalhar com universitários de diferentes partes do país.

Ética e sustentabilidade

De acordo com o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, devido seu caráter lúdico e tecnológico, os temas do jogo evoluíram juntamente com as transformações do mundo dos negócios. "As decisões das empresas alteram as condições do mercado e o cenário do jogo. São assuntos do século 21, como sustentabilidade e ética", disse.

O tema do Desafio Sebrae 2011 será ´Veículos Sustentáveis. As inscrições começam no dia 6 de abril e podem ser feitas no site www.desafio.sebrae.com.br.

O coordenador da Copper/UFRJ, Mauricio Guedes, destacou que a área de ciência e tecnologia no Brasil mudou radicalmente. Isso devido a diversos fatores, como o aumento de investimento na área, que saiu de R$ 200 milhões, em 2000, para R$ 4 bilhões em 2010. Ele citou como outro grande avanço a aprovação no país, em 2004, da Lei de Inovação.

"Essa novidade possibilita o repasse de recursos do Tesouro Nacional para que as empresas possam desenvolver novas tecnologias", explicou Maurício. Ao falar do Desafio Sebrae, ele adiantou que em sua 12ª edição o jogo terá mais inovações na plataforma tecnológica. "Pretendemos explorar as redes sociais, permitindo, por exemplo, que as inscrições possam ser feitas por IPads", disse.

Fonte: Administradores.com.br