Reserva ambiental do UNIVEM completa 20 anos

O Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem comemora, este ano, duas décadas da reserva ambiental cultivada e preservada pela instituição. Muita gente desconhece, mas em uma área de cerca de oito alqueires, dentro do campus, há uma rica área verde, com mais de três mil espécies de árvores nativas, frutíferas e ornamentais.

A mini floresta, existente hoje, é fruto de um trabalho realizado há 20 anos pelo Univem, através da ação voluntária da esposa do Reitor, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, dona Neuza Soares, da funcionária do centro universitário, Liliam Marques e dos funcionários, que não mediram esforços para que o projeto de recuperação da área frutificasse.

O que era uma enorme área de erosão, foi transformada dando espaço a um ambiente natural. “Aqui era um pasto, um buraco mesmo. Hoje, graças a esse trabalho, virou uma floresta, com várias espécies de árvores e animais. Fizemos toda a canalização e curvas de rio para conter a erosão. O mérito é da Neuza, da Liliam e dos funcionários que trabalharam muito para que tivéssemos aqui essa área preservada” destacou o Reitor do Univem, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares.

“Foi um trabalho de recuperação que envolveu todo mundo. Todos queriam que o projeto desse certo. Nesses anos, por várias vezes me questionei se realmente tínhamos aqui uma floresta. Mas diante de todas as características existentes, posso afirmar que temos uma pequena floresta, habitada por inúmeros animais e plantas que nascem sozinhas. Hoje, ela é autossustentável”, explicou Liliam Marques.

Reconhecimento também ao trabalho do ambientalista Emílio Peres, que contribui, voluntariamente,  com orientações e acompanhamento técnico, para que cada muda plantada tivesses uma resposta positiva do solo.

BONS FRUTOS - Na época, com a área pronta, diversas atividades relacionadas ao meio ambiente foram realizadas em parceria com diversas escolas do município. Entre elas, apresentações de teatro e o plantio das primeiras mudas.

Para Aline Covo, Nayara Galceron e Camila Lopes, que quando crianças participaram da primeira fase do plantio, o trabalho de vinte anos gerou bons frutos. “A semente foi plantada, e a gente leva isso para nova vida, essa consciência em relação ao cuidado com o meio ambiente”, afirmou Aline.

Segundo Nayara poder retornar ao Univem e conferir o resultado de uma ação de 20 anos, é gratificante. “Bom demais ver     que o projeto deu certo. Foi algo marcante para nós, tanto que revertemos isso em ações no nosso dia. É um presente!”, ressaltou.

Emocionada, Camila disse que estar no Univem depois de 20 anos e resgatar valores que ela leva para vida. “Que essas crianças que hoje fazem esse novo plantio também tenham daqui 10, 20 anos essa consciência sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, e o bem que estão fazendo para a vida delas e das futuras gerações”.

CELEBRAÇÃO - Com o objetivo de celebrar essas duas décadas junto com quem participou direta ou indiretamente da história dessa pequena floresta e de apresentar a comunidade esse trabalho de sustentabilidade, o Univem convidou autoridades, organizações não governamentais ligadas ao meio ambiente, funcionários e algumas daquelas crianças que fizeram o plantio, hoje já adultas, para acompanharem uma nova fase da reserva.
Crianças do Instituto Salve o Planeta Terra, filhos de funcionários do Univem e alunos do Colégio Bezerra fizeram o plantio de novas mudas.

CIRCULO VIRTUOSO - Dentro de um olhar sustentável, todas as folhas e restos de poda viram adubo orgânico, fertilizante natural que alimenta a reserva. Um verdadeiro círculo virtuoso, que garante a essa rica área verde, 365 dias de um espetáculo à parte. “Tivemos e temos aqui um trabalho imenso. Esperamos que as próximas gerações conservem e continuem plantando novas mudas. Esse é o maior patrimônio que Deus deixou para nós”, concluiu Neuza Soares.