Área de concentração ampliada para pesquisa na área do direito e inovação tecnológica

O Processo Seletivo para o Mestrado do Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM, está aberto até o dia 31 deste mês, para os alunos ingressantes para o segundo semestre. 
O Mestrado em Direito do UNIVEM, com área de concentração em Teoria do Direito e do Estado, forma o docente universitário e o capacita para o desenvolvimento de pesquisas integradas à inovação e às exigências da sociedade. O programa de pós-graduação stricto sensu possibilita ao mestrando desenvolver pesquisas em qualquer dos ramos do direito. O projeto de pesquisa poderá, ainda, investigar as implicações da tecnologia e do conhecimento científico para os processos de inovação tecnológica, incluindo a internet, redes sociais, sistemas de comunicação, inteligência artificial e afins, possibilitando a construção de um saber jurídico ou a análise crítica aos fundamentos da dogmática jurídica.
Segundo explicou o coordenador do Programa de Mestrado do UNIVEM, Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, o Mestrado oferecido pelo Centro Universitário trabalha a produção científica a partir dessas linhas de pesquisa, um instrumento que orienta os professores, os mestrandos e os mestres nos seus artigos, dissertações, livros e palestras. “Um mestrado proporciona inúmeros benefícios intelectuais e, ao mesmo tempo, ajuda na carreira profissional, pois vai além do diploma de graduação ou certificado de especialista ou MBA”, frisou.
O Programa de Mestrado em Direito do UNIVEM objetiva estimular e desenvolver a investigação científica no campo do Direito, tendo enfoque a área da inovação tecnológica e em especial em relação à constituição desse saber ao longo da história e sua concepção atual; aprimorar a formação e a qualificação de professores, pesquisadores e outros profissionais; contribuir, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para ao aprimoramento do conhecimento dos problemas nacionais, enfatizando os de natureza regional e colaborar para a integração dos estudos jurídicos no processo de desenvolvimento social e econômico do país,  também, problemas das desigualdades sociais.
Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – órgão do Ministério da Educação, o programa está em funcionamento há 20 anos e é referência pelo corpo docente altamente qualificado, a maioria com pós-doutorado, com atuação reconhecida pela comunidade jurídica. “Todas as disciplinas têm um caráter filosófico, mas a relação com a prática é imediata e fundamental. Nossos professores, em sua maioria, estão no dia a dia da carreira jurídica, o que agrega, e muito, na formação dos mestrandos. O encaminhamento que o UNIVEM está dando neste momento, considerando a área da inovação e da tecnologia como prioridade, vem agregar as pesquisas na a área do direito”, ressaltou o coordenador do Programa.
“O Programa de Mestrado do UNIVEM combina, de modo equilibrado, a formação especializada no campo da ciência do direito, nas suas diferentes ramificações, com a contribuição que a ciência jurídica pode receber das demais áreas das ciências sociais e da filosofia.  Isso permite ao Programa oferecer uma perspectiva inovadora de contribuição do saber jurídico e de reflexão sobre direito, ética e inovação tecnológica a partir da área de concentração do Programa”, destacou o Filósofo e Professor Colaborador Programa de Mestrado do UNIVEM, com bolsa produtividade Sênior do CNPq (PQ-Sr), Oswaldo Giacoia Júnior.
O curso tem duração de 24 meses, com aulas as sextas-feiras no período noturno e aos sábados pela manhã. Ex-alunos do UNIVEM têm 20% de desconto.
Mais informações pelos telefones (14) 2105-0800 / WhatsApp: 14 99783-7993 ou pelo site https://www.univem.edu.br/cursos/mestrado-direito/processo-seletivo-2o-semestre-de-2019. Procure-nos que ajudaremos na construção do seu projeto de pesquisa.

 

Prof. Dr. Lafayette Pozzoli, coordenador do Programa de Meastrado em Direito do UNIVEM

COMENTÁRIOS