O evento, realizado no Legal Innovation Lab, será aberto a profissionais do Direito e à comunidade

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – PPGD, realiza na próxima sexta-feira, dia 7 de fevereiro, às 20h, no Legal Innovation Lab, a apresentação do Mestrado em Direito que, a partir deste ano, ingressa na era digital. O evento será aberto aos profissionais da área jurídica, ex-alunos dos Cursos de Direito de Marília e região (graduação e pós-graduação), bem como aos demais interessados em ingressar no Mestrado em Direito do UNIVEM provenientes de áreas afins, nos termos do respectivo Edital.

As novas tecnologias já estão presentes nas mais diversas áreas, e a Educação Jurídica não pode ficar inerte e alheia a essas transformações, devendo, necessariamente, acompanhar tal progresso, ora criando dispositivos legais, ora alterando ou dando novas interpretações às regras jurídicas existentes em cada País.

Nesse contexto, protagonista na adoção de um modelo educacional pautado no empreendedorismo, inovação e na transformação Digital, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito se alinha com o que há de mais expressivo no debate jurídico contemporâneo.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues, o Mestrado em Direito do UNIVEM, passa a ter como área de concentração o tema Direito e Estado na Era Digital, dividido em duas linhas de pesquisa: Acesso à Justiça e Inovações Tecnológicas e Dogmática Jurídica e Transformação Digital.

“Na Era Digital, o Direito ganha importância como instância de regulação e garantia de direitos, bem como instrumento de regulamentação das inovações tecnológicas inerentes à transformação digital, devendo ser adequadamente produzido e estudado”, destacou o coordenador.

O novo conceito trouxe também mudanças na estrutura curricular. O Curso de Mestrado inclui agora duas disciplinas comuns obrigatórias, duas comuns optativas, duas da respectiva linha de pesquisa e duas disciplinas eletivas livres (qualquer disciplina do curso e disciplinas de outros programas de pós-graduação stricto sensu conveniados). Inclui, ainda, atividades complementares (eventos, publicações e outras atividades previstas na regulamentação específica), redação e qualificação do projeto de dissertação, redação e defesa pública da dissertação.

As mudanças e atualizações, que incluem também a trimestralidade das disciplinas e um calendário definido já para os dois próximos anos – permitindo aos alunos um planejamento de vida para o período de estudos –, serão apresentadas pela Coordenação e Corpo Docente do PPGD/UNIVEM.