A premiação acontece nos dias 17 e 18 de julho, durante o Fórum Empreender com Valores, na cidade de Campinas.

"Trote Solidário: aquilo que você faz bem pode fazer bem para alguém”, é o vídeo feito no início deste ano, durante o Trote Solidário 2010, no Univem que ficou entre os três finalistas do Prêmio Trote da Cidadania 2010, promovido pela Fundação Educar Dpaschoal.

O concurso tem o objetivo de destacar e reconhecer os melhores projetos de trote cidadão em instituições de ensino superior e escolas técnicas de todo o território nacional. Dividido em nove categorias, o Prêmio Trote da Cidadania 2010 bateu recorde de participantes neste ano, com 52 universidades inscritas, de 15 estados brasileiros.

O vídeo do Univem escolhido como finalista é uma mostra das atividades realizadas durante a recepção dos calouros do curso de Direito, organizada pela coordenação. Essas atividades incluíram visitas a duas entidades assistenciais de Marília, como a Mansão Ismael e a Associação Filantrópica, além de palestra sobre medula óssea e cadastro de doadores. Este ano, ainda, os veteranos do quinto ano diurno arrecadaram litros de leite, destinados à comunidade carente de Marília e região.

Nos dias 17 e 18 de julho, acontecerá a premiação, durante o Fórum Empreender com Valores, em Campinas. Para os organizadores o Fórum servirá como um espaço que evidencie, por meio de oficinas e palestras, caminhos e algumas ferramentas para que o público universitário possa seguir na trilha da cidadania ativa, além do reconhecimento das melhores práticas de trote cidadão.

O Trote Solidário é tradição há alguns anos no Univem e já se consolidou como marca registrada do centro universitário. Atividades como visitar e desenvolver ações em prol a instituições assistenciais da cidade e as palestras que conscientizam e despertam a cidadania dos alunos estão entre os sentidos verdadeiros do Trote Solidário Univem, sempre pensando em fazer o bem ao próximo e reprimir a cultura dos trotes violentos.

A professora Vivianne Rigoldi Boechat, coordenadora adjunta do curso de Direito e atual coordenadora do projeto, destaca a importância desse trabalho. “Ao longo do tempo nossos alunos do curso de Direito atualmente matriculados no Univem foram passando pelo trote solidário quando calouros, e já podemos afirmar que os trotes violentos foram abolidos”, explicou a professora.

A alegria de ter o vídeo dos alunos do Univem como finalista de um prêmio dessa categoria enaltece o trabalho e o esforço de alunos e professores envolvidos na iniciativa. “Ficamos orgulhosos com essa conquista, após anos de incentivo aos trotes solidários, buscando abolir a cultura da violência”, comentou Boechat.

Para conferir o vídeo finalista do Univem acesse www.youtube.com, e digite as palavras “Trote Solidário – Univem 2010”. Fonte: Comunicação e Marketing Univem