Reunindo 40 prefeitos da região o evento foi um laboratório de formação de agenda de estratégias para superar os desafios do momento

As instituições SEBRAE SP e FGV – Fundação Getúlio Vargas uniram forças para a realização do Programa de Articulação de Políticas Públicas em todas as regionais do Estado. Nesta quinta-feira, 27, durante a manhã, cerca de 40 autoridades das cidades que englobam a regional de Marília se reuniram no anfiteatro do Univem, que aderiu ao projeto cedendo o espaço para que essa ação de desenvolvimento municipal pudesse ocorrer com toda segurança e cuidados necessários.

O principal objetivo desse encontro é criar um ambiente de discussão sobre os principais desafios e potencialidades das cidades da região. Juliana Sanches Farias, gerente regional do Sebrae Marília destaca que o resultado esperado é uma agenda, que aponte as principais reivindicações.  “São 4 eixos que vamos discutir para o desenvolvimento local, destacando as reais necessidades de cada município, onde posteriormente, num segundo encontro, será apontada soluções no objetivo de contribuir com a governança local”, ressalta Farias.

Considerado um laboratório de formação de agenda, esse encontro que é realizado e assessorado pelo Sebrae e FGV, iniciou em 2020, onde as duas instituições se uniram em parceria para estudar políticas públicas. Com isso, realizaram um mapeamento e dividiram o Estado de São Paulo em 28 regiões, sendo a de Marília composta por 40 municípios, como explicou Fernando Quinteiro, coordenador regional da FGV. “Analisamos dimensões sociais, econômica e institucional de cada região. Hoje estamos fazendo a reunião técnica para analisar esses indicadores e colher necessidades e vocações das cidades, para a elaboração do Programa de Articulação”. Ele destacou também a importância de ter o apoio do Univem nesta parceria. "O Univem sempre contribuindo para realizar atividade relevantes na cidade".

Esteve presente no encontro o diretor do Sebrae, Guilherme Campos que aponta esse novo posicionamento da entidade de auxílio e apoio junto aos municípios. “Com a unidade de políticas públicas do Sebrae em campo, trabalhamos junto as lideranças municipais para fomentar e criar um ambiente favorável de progresso mesmo neste ambiente de dificuldade”, afirma Campos.

Para os prefeitos ter esse apoio é fundamental. Daniel Alonso, prefeito de Marília se diz satisfeito de ter a oportunidade deste movimento regional, e de ter o Univem como apoiador. “Estou muito orgulhoso de ter o Univem sediando esse evento tão importante para toda região. Quero destacar a organização desde a chegada, com todo protocolo necessário para este momento, podendo ter depois de tanto tempo um evento presencial”. Falou ainda das transformações que o país está passando. “É importante ter esse olhar para a gestão pública que hoje estamos tendo a oportunidade de vivenciar aqui”, finalizou.

O Univem mais uma vez sendo referência em empreendedorismo e inovação, alinhado ao viés de desenvolvimento regional, teve a honra de ser escolhido pelo Sebrae e FGV para sediar um encontro tão grandioso ao que tange as metas de reformulação tanto da cidade de Marília como dos municípios vizinhos. Sempre com um olhar avançado para contribuir com empresas e projetos, o Univem se destaca como a entidade que desenvolveu e é gestora do Parque Tecnológico de Marília que propícia o avanço de dezenas de empresas aqui instaladas. “É um prestigio ser sede de um encontro grandioso como este, sempre estivemos e estaremos abertos para todos os projetos sociais que objetivem o benefício da sociedade e certamente, contribuem para a consolidação do Parque Tecnológico de Marília”, destacou Teófilo Júnior, Professor Coordenador do Curso de Direito, que fez as honras da casa na abertura do evento.