inclusão digital

No próximo dia 15/12, às 9h, acontece o encerramento das atividades do projeto Inclusão Digital, uma parceria entre o Univem e a Associação de Pais e Amigos do Excepcional, a Apae de Marília, atendendo atualmente 26 alunos.

O projeto de Inclusão Digital com a Apae completará seis anos em 2011 e, desde o início, atende crianças e jovens alunos da Apae. Além dos primeiros contatos com a informática, para a maioria deles, o projeto tem o objetivo de estimular o aprendizado e promover a socialização dos alunos. As aulas são semanais e acontecem nos laboratórios do Univem, com o acompanhamento de monitores que são alunos da graduação dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, coordenados pela professora Renata Paschoal.

A turma deste ano iniciou as aulas em fevereiro com atividades de introdução ao uso do computador e jogos educativos para alfabetização. Segundo a professora Renata, o computador funciona como ferramenta para desenvolver áreas do intelecto dos alunos, melhorando na coordenação motora e facilitando o processo de alfabetização.

Preparação para o trabalho - No decorrer dos anos do projeto há outra importante contribuição social que é a preparação dos alunos para ingresso no mercado de trabalho. É o caso do jovem Izaías Pereira da Silva, de 18anos, ex-aluno do projeto que após a conclusão do curso foi convidado a integrar o quadro de funcionários do Univem.

A conclusão de mais esta etapa é um marco na vida destes jovens e acontecerá no Salão Nobre do Univem, tendo em seguida um café da manhã especial para a confraternização dos presentes, contando ainda com a participação do Reitor Luiz Carlos de Macedo Soares na entrega oficial dos certificados.