A cada ano aumenta o número de jovens brasileiros que procuram novas alternativas para adquirir conhecimentos que são exigidos por empresas nacionais

Foi-se a época em que jovens estudantes aproveitavam suas férias para viajar ao litoral, para visitar parentes, ou simplesmente para descansar dos duros horários exigidos durante o semestre universitário.

Hoje, com todas as exigências do mercado de trabalho, jovens brasileiros têm usado suas férias escolares para aprimorar seus currículos através da realização de cursos extracurriculares, trabalhos e estágios.

Para Clarissa Konishi, Gerente de Marketing da CI- Central de Intercâmbio, esse movimento juvenil, durante as férias, já vem sido notado pela empresa que lida com jovens de todas as idades há 16 anos.

Segundo Konishi, a cada ano aumenta o número de jovens brasileiros que procuram novas alternativas para adquirir conhecimentos que são exigidos por empresas nacionais.

“Tivemos um aumento de 33.5% nos dois últimos anos nos programas de trabalho de férias e estágios no exterior direcionados aos universitários. Acreditamos que o jovem está muito consciente de que trocar as férias por um trabalho no exterior pode ser lucrativo”, disse Konishi.

Para a Gerente de Marketing da CI, estes seriam os motivos que fazem os jovens procurem estes tipos de programas. “Um programa de trabalho no exterior pode gerar um bom contato profissional futuro, fluência em um idioma, ou também uma renda extra na conta bancária do mês”, disse Konishi.

Tarso Liang, estudante de publicidade da Universidade de São Paulo (USP), embarcou no ano passado para a realização de um programa de trabalho no exterior. Durante suas últimas férias da faculdade, Tarso viajou para os Estados Unidos. No país, trabalhou legalmente, ganhou em dólar e melhorou a fluência no idioma inglês.

“Minha viagem foi perfeita. Uni o útil - que foi adquirir a fluência no idioma - ao agradável, quando trabalhei temporariamente em uma loja de shopping americano sendo remunerado em dólar, conhecendo pessoas de vários países e novas culturas”, disse o estudante.

Para Ana Elisa Machado Cysne, Professora do Departamento de Inglês da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a experiência de trabalhar no exterior com o objetivo de aprender outro idioma é muito importante.

“É muito interessante ver o jovem ativo, a procura de novos cursos e trabalho durante seu período de férias, principalmente quando a intenção é relacionada ao acúmulo de conhecimento”, disse Ana Elisa.

Porém, a professora também alerta que cursos no exterior ou programas de trabalho fora do país não são as únicas opções de se aprender um outro idioma. “Existem bons cursos e qualificados professores no Brasil que também oferecem uma excelente formação lingüística e cultural”, afirmou Ana Elisa.

Para o jovem, não importa qual seja a opção durante suas férias. O importante é saber reconhecer a necessidade de aprendizado, cujo benefício no campo profissional seja também positivo para o lado pessoal.   Fonte: UOL / Aprendiz Link: http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/ci/ge040805.htm