“O candidato deve ficar atento às respostas dadas, pois precisará estar preparado para responder perguntas relacionadas à sua vida pessoal e profissional”, diz profissional

As seleções de emprego em inglês têm sido cada vez mais utilizadas principalmente em empresas multinacionais. Para conquistar uma oportunidade de trabalho nessas organizações é necessário ter em mãos um currículo funcional e estar preparado para uma entrevista totalmente no idioma.

Segundo Erika Lombardi, consultora de Recursos Humanos da Luandre, o currículo em inglês deve ter as mesmas características do currículo em português: linguagem clara, objetiva e cuidado extra com a gramática.
  Para conseguir bom desempenho nas entrevistas, o candidato não precisa necessariamente de fluência no idioma ou ter morado no exterior, pois no mercado corporativo entende-se que um candidato com nível intermediário possui condições de ser avaliado em uma entrevista em inglês.

"O nível de conhecimento será exigido de acordo com a necessidade da vaga. Se você concorre a uma colocação na área de comércio exterior ou comercial, provavelmente precisará dominar bem o idioma. Já para para vagas na área de TI ou saúde, precisará do inglês técnico para leitura de textos", afirma Erika.

A consultora explica que a entrevista servirá para avaliar o domínio na língua e também para obter informações sobre os valores e personalidade do candidato. Sendo assim, o conteúdo não irá diferenciar muito de uma entrevista em português.

“O candidato deve ficar atento às respostas dadas, pois precisará estar preparado para responder perguntas relacionadas à sua vida pessoal e profissional”, diz Erika.

Conhecer a empresa e as características da vaga pretendida também é fundamental para obter um bom desempenho. "Se tiver a oportunidade, visite o site em inglês da empresa e conheça a área de atuação. Verifique quais as responsabilidades do cargo e prepare-se com expressões e palavras técnicas mais usadas na função", diz a consultora.

Veja cinco dicas simples que podem fazer a diferença na hora da entrevista em inglês:
 

1 - Fale com calma e evite gírias. A pronúncia correta das palavras merece atenção especial.

2 - Utilize bem o seu vocabulário e não limite suas respostas a frases monossilábicas como Yes, I do ou No, I don´t.

3 - Treine sua apresentação e respostas sobre as atividades que realizava nos empregos anteriores, conquistas e objetivos profissionais.

4 - Ouça atentamente o entrevistador. Se não entender alguma questão, pergunte relatando o que você entendeu para que ele possa repetir colocando-se de outra forma.

5 - E principalmente, mantenha-se informado. Leia revistas e jornais e acesse a internet. Você precisa estar atualizado.   Fonte: UOL / Empregos 

COMENTÁRIOS