NUPPE
Prática dos Cursos

Balcão de Projetos

  • Curso de Administração

 

O Balcão de Projetos, que existe no curso há quase 20 anos no curso de Administração do UNIVEM, no ano de 2013, tornou-se referência local e regional, por meio da Expo Balcão e da Rodada de Negócios. 

Na Expo Negócios os discentes apresentam seus produtos ou serviços por meio de uma Feira de Exposições, abertas à comunidade interna e externa. Já, na Rodada de Negócios, os discentes apresentam seus projetos aos empresários locais e regionais, com vistas a parcerias estratégicas. 

Naquele mesmo ano, iniciou-se um projeto de integração interdisciplinar com os cursos de Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Design Gráfico, como apoiadores dos Balcões de Projetos, o que têm trazido grande experiência com o trabalho em equipe e também de transferência de conhecimento entre os cursos envolvidos.

 

Projeto Integrado

  • Curso de Engenharia de Produção

 

É a elaboração de um Projeto de Fábrica completo, contendo em seu desenvolvimento um estudo de mercado (projeção da demanda; estratégia competitiva); definição dos aspectos organizacionais; custos e formação de preços; análise econômico financeira; instalações físicas e processos produtivos; contemplar apresentação da proposta na Expo Negócios, evento realizado anualmente nas dependências do UNIVEM; 

 

Visitas Técnicas 

São consideradas Visitas Técnicas as atividades complementares dos componentes curriculares dos cursos oferecidos pelo que visa aperfeiçoar os conhecimentos com atividades teórico-práticas desenvolvidas em ambiente externo à instituição, contribuindo para formação profissional e a integração escola e sociedade.