Com o incentivo de promover o aperfeiçoamento de seus estudos, os alunos tiveram a oportunidade de observar uma aula prática completa em uma Escola Técnica referência em tecnologia.

Na segunda-feira, dia 09 de maio, os alunos da 5ª etapa do curso de graduação de Engenharia de Produção do Univem protagonizaram uma visita técnica supervisionada por decentes ao laboratório de Ensaios de Materiais da escola SENAI Shunji Nishimura na cidade de Pompeia – SP, para complementar seus estudos sobre resistência dos materiais desenvolvidos nas aulas de Mecânica dos Sólidos.

Em visita, os alunos tiveram a oportunidade de presenciar uma aula prática que demonstrou a contextualização sobre as aplicações e propriedades dos materiais, compreendendo de maneira sistêmica como é realizado o dimensionamento mecânico. Observaram também ensaios de tração de diferentes materiais como aços de baixo e médio teor de carbono laminado e normalizado, latão e alumínio, e ainda a execução do ensaio de impacto com estes materiais, tudo sob a orientação do professor Manoel H. Teles, mestrando em Engenharia Mecânica pela Unesp e com mais de 20 anos de experiência na área.

Além dos ensaios práticos destrutivos, o laboratório de Ensaios dos Materiais da Escola SENAI Shunji Nishimura também conta com uma excelente e moderna infraestrutura, equipada com microscópios digitais, forno para tratamento térmico, equipamentos para preparação de amostras para ensaio metalográfico, máquina universal de ensaios, máquina para ensaio de impacto Charpy e Izod, Microdurômetro Vickers e Durômetros Rockwell/Brinnel. Toda esta estrutura de excelência está à disposição das faculdades da região, que podem usufruir para complementar a formação profissional de seus alunos.