Nos EUA, expectativa é sobre dados do mercado de trabalho

DA REPORTAGEM LOCAL Os investidores vão se deparar com diferentes e relevantes dados econômicos nos próximos dias, o que pode fazer os mercados financeiros terem uma semana agitada.
A semana começa com mais um discurso de Ben Bernanke, presidente do Fed -Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.
Hoje também vão ser conhecidos números do desempenho do setor industrial americano, medidos pelo instituto de pesquisa ISM, e dados dos gastos com construção no país.
Amanhã, a agenda está mais carregada no Brasil, pois o IBGE irá apresentar números da produção industrial de outubro e a Fipe vai divulgar o resultado do IPC do mês.
Os investidores e os analistas conhecerão na quarta-feira um dado econômico de impacto, que é o livro bege -compilação de números da economia norte-americana feita pelo Fed. Esse indicador é um importante sinalizador dos rumos que tomará a política monetária norte-americana.
"O livro bege é divulgado oito vezes por ano, aproximadamente duas semanas antes de cada encontro do Fomc, o comitê de política monetária do Federal Reserve. A próxima reunião do Fomc, a última do ano, será realizada no dia 16 e o mercado espera que a instituição reduza novamente a taxa básica de juros do país, para 0,5% ao ano, devido ao aumento dos riscos de retração da atividade econômica", avalia o economista Elson Teles, da corretora Concórdia.
O foco dos mercados muda dos Estados Unidos para a Europa na quinta-feira. Nesse dia, haverá as reuniões do BCE (Banco Central Europeu) e do banco central da Inglaterra. A expectativa é que as taxas de juros sejam reduzidas pelas autoridades monetárias.
Novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos e outro discurso de Bernanke também estão programados para quinta.
O dia mais agitado da semana possivelmente será a sexta-feira, quando vão ser divulgados o IPCA de novembro no Brasil e o relatório do mercado de trabalho nos Estados Unidos.
"O relatório de emprego continuará indicando deterioração nas condições do mercado de trabalho nos EUA. Os analistas de mercado prevêem que a taxa de desemprego suba para 6,8% em novembro, ante 6,5% no mês anterior. A taxa de desemprego média de 2007 ficou em 4,6%", afirma Teles.
Se o mercado de trabalho americano apresentar uma deterioração maior que o esperado, a reação do mercado financeiro tende a ser negativa. O desemprego maior será um indício de que a economia americana está mais fraca que o temido.

Preços
A divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no Brasil será acompanhada com muita atenção. Esse é o índice oficial de inflação, que o Banco Central utiliza para monitorar sua meta. Quanto mais pressionado for esse objetivo para a inflação no ano, menores serão as chances de a taxa Selic voltar a ser reduzida.
O teto da meta de inflação é de 6,5% em 2008. Por enquanto, o IPCA está com alta acumulada de 5,23% no ano.
O próximo encontro do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) vai ocorrer nos dias 9 e 10. A taxa básica brasileira está em 13,75% anuais. A expectativa do mercado é a de que a taxa seja mantida nesse patamar.
"Para a semana, a tônica do mercado ainda será dada pelos indicadores econômicos que estão previstos", afirma Rossano Oltramari, sócio-diretor da XP Investimentos.
Fonte: Folha de São Paulo