Centro Universitário é o vencedor da melhor prática de gestão educacional no País.

Este foi o resultado da participação do Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), divulgado na última segunda-feira (27), durante a realização do XVIII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (GEduc).

O UNIVEM recebeu o prêmio OURO, na categoria Gestão Acadêmica, com o case “INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR COMO ECOSSISTEMAS DE CONHECIMENTO, INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO”. Ao todo, o Centro Universitário concorreu com 52 instituições de ensino superior.

O Prêmio Nacional de Gestão Educacional tem por objetivo incentivar e valorizar práticas eficazes de gestão educacional no Brasil, destacando-se o alto desempenho das instituições de ensino. Ele premia organizações que realizam ações inovadoras nesse âmbito de atuação e que tenham êxito na melhoria da qualidade de seus processos acadêmicos e organizacionais. Visa estimular a divulgação e disseminação de boas práticas relacionadas à gestão educacional, contribuindo assim para o aprimoramento das instituições educacionais brasileiras.

O Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, destaca a relevância da premiação que motiva, ainda mais, a instituição a liderar o processo de transformação da educação no Estado de São Paulo e que orgulha toda a comunidade acadêmica.

"Recebemos essa conquista com muita felicidade e com o sentimento que estamos no caminho certo. Ser reconhecida como a principal iniciativa de gestão acadêmica no País ratifica o trabalho que vem sendo desenvolvido por docentes, colaboradores e discentes. Entender uma instituição de ensino como um ecossistema de conhecimento, inovação e empreendedorismo é uma disruptura necessária para todas as instituições que querem que a educação continue a exercer um papel fundamental de transformação social. Ter nossa Instituição reconhecida em um dos eventos educacionais de maior expressão do Brasil valida e muito nosso trabalho", frisou.

Sobre o case premiado

O trabalho premiado no PNGE faz parte da estratégia institucional estabelecida há uma década no UNIVEM. Com o intuito de criar um Ecossistema de Conhecimento, Inovação e Empreendedorismo, a Instituição tem apoiado a Transformação Digital de profissionais e empresas de toda a região de Marília.

O programa aborda a criação dos ambientes de inovação e empreendedorismo digital mantidos pela instituição: Centro de Inovação Tecnológica de Marília - CITec-Marília, Centro Incubador de Empresas de Marília – CIEM, Legal Innovation Hub e InnovaSpace Coworking; o reconhecimento formal dos clusters empresariais das principais áreas de vocação da região (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Arranjo Produtivo Local da Indústria de Alimentos); a elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com o setor produtivo e a implementação do Programa de Transformação Digital no design educacional da instituição, contemplando um modelo de ensino-aprendizagem baseado na Educação 4.0.

O Pró-reitor Acadêmico do UNIVEM, Prof. Dr. Edinilson Donisete Machado, comenta que a conquista do prêmio como melhor prática nacional na categoria Gestão Acadêmica evidencia a excelência e o pioneirismo do trabalho focado na formação de profissionais. " É o reconhecimento de práticas que discentes, empresas e a sociedade já experimentam e usufruem a vários anos e que, a cada dia, consolida o UNIVEM como instituição protagonista em práticas inovadoras no Estado de São Paulo”.

Para a Pró-reitora Administrativa do UNIVEM, Prof.ª. Dr.ª Marlene de Fátima Campos Souza, o prêmio é um reconhecimento de uma longa caminhada e que vem sendo construída com dedicação e expertise de muitas pessoas. “Esse reconhecimento demonstra a seriedade de uma instituição de 52 anos de existência e que continua inovando e criando modelos de gestão disruptivos e inéditos no País e que ampliam o conceito da educação”, ressaltou.

Apresentação dos projetos nesta sexta-feira (31)