A Instituição
Cursos e Responsabilidade Social

A Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha é uma instituição sem fins lucrativos, mantenedora do Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem. Oferece cursos de graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, além do Instituto Superior de Tecnologia - IST, responsável pela organização e desenvolvimento dos cursos superiores de tecnologia. 

Até 1995, a área física construída era de 14.405,05 m². Hoje, a Fundação conta com mais de 30.000 m², que englobam 100 salas de aula, mais o conjunto de salas do prédio administrativo (Secretaria,Tesouraria, Núcleo de Assistência Social, Contabilidade, Recursos Humanos, Marketing, Gerência  e Assistência de TI), laboratórios de informática, Núcleo de Prática Jurídica e de assistência à comunidade carente, Escritório Modelo de Contabilidade, Laboratório de Química, Laboratório de Física, e o NUPPE - Núcleo de Prática Profissional e Empreendedorismo, que atende, orienta  e encaminha os estudantes para o mercado de trabalho, seja para o estágio remunerado ou para a contratação profissional. 

Para eventos, internos e externos, a Fundação tem dois auditórios, sendo o auditório "Aniz Badra" com capacidade para 700 pessoas, e o "Shunji Nishimura" com capacidade para 180 pessoas, equipados com tecnologia de ponta.

No Centro de Convivência, espaço destinado ao lazer e às atividades lúdicas, estão instalados os serviços de cantina e de restaurante. O Espaço Cultural dá suporte aos eventos que ocorrem nos auditórios, podendo abrigar eventos de pequeno porte e exposições artísticas.

A Incubadora de Empresas (CIEM), instalada com a parceria do SEBRAE e com a Prefeitura Municipal, desde o ano de 2000, é o canal para o empreendedorismo dos alunos se tornar realidade, oferecendo espaço físico e consultoria técnica especializada, que dão suporte completo aos novos projetos de negócios e inovação. 

A Biblioteca tem 1.284 m² e é toda informatizada, o que possibilita consultas e reservas por conexão de rede. O acervo é atualizado e tem 68.447 exemplares (dados de março de 2014), destacando-se a Gibiteca, com mais de 1.000 exemplares, coleção rica em exemplares da história em quadrinhos do BRasil, recebida em doação e que serve de base de consulta e pesquisa para o curso de Design Gráfico, bem como de entretenimento e leitura aos visitantes. 

O campus do UNIVEM conta com sistema de internet sem fio desde 2011, possibilitando aos seus frequentadores o uso de equipamentos de multimídia em todas as áreas, inclusive nas salas de aula. Neste campo da Tecnologia da Informação, o Univem se destaca pela pró-atividade, buscando sempre antecipar-se às necessidades dos clientes internos, alunos e da  comunidade em geral, promovendo, sempre que houver a oportunidade, a integração da comunidade acadêmica com o mercado. 

Neste objetivo, foi criado em 2010 o Computing and Information Systems Research Lab – COMPSI, laboratório de pesquisa em Computação e Sistemas de Informação que congrega várias atividades ligadas à prática docente e discente dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem. A atuação do COMPSI prevê o fomento à pesquisa nestes cursos; a geração de projetos de software e hardware com vínculo estreito com o mercado, a cooperação com outros laboratórios de pesquisa e a geração de treinamentos corporativos para financiamento da infraestrutura dos cursos e  a maior produção científica, dentre outros. 

Como instituição confessional filantrópica, desde o início de suas atividades, a Fundação Eurípides atende e possibilita o acesso de membros da comunidade mais carentes ao ensino superior, por meio da concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais. Dando continuidade a este projeto social, a Fundação se adequou às normas vigentes do Governo Federal, concedendo na atualidade 20% da sua receita efetivamente realizada, bem como se inscreveu e atende via Programa do Governo Federal, o PROUNI - Programa Universidade para Todos. Além destas modalidades, a Fundação também aderiu ao Programa Escola da Família e ao FIES - Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, na modalidade em que a instituição é a avalista dos solicitantes. 

Quadro docente de qualidade

Cerca de 52% dos professores do Univem são mestres ou doutores. Uma boa parte também atua diretamente no mercado de trabalho, em postos gerenciais e de destaque, trazendo uma rica experiência prática para as salas de aula. Registro importante é o fato de que boa porcentagem dos docentes da instituição é composta por ex-alunos da Fundação Eurípides-Univem, um incentivo e oportunidade aos bacharéis formados pela Fundação. 

Cursos (Dados de março/2014)

Atualmente, são 11 cursos de graduação, 7 cursos de pós-graduação Lato Sensu, e o Mestrado em Direito, reconhecido pela CAPES. No ano de 2012, o Centro Universitário Eurípides de Marília - Univem recebeu a nota 4,0 (quatro) no IGC - Índice Geral de Cursos, que é um é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Nesta linha de construção de uma estrutura cada vez mais sólida no quesito da Qualidade dos serviços prestados, o Univem foi ranqueado como 14º Centro Universitário (no Brasil) a ter a nota 4,0, e o 4º Centro Universitário (no Estado de São Paulo) a ter a nota 4,0, segundo avaliação realizada pelo MEC envolvendo todas as instituições de ensino do país.

Estes indicadores, mais a premiação de "Quatro Estrelas", pelo Guia do Estudante da Editora Abril, obtidas em 2013, demonstram a credibilidade e a qualidade dos cursos mantidos.