UNIVEM
Inovação

O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM mantém um ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo baseado na articulação da academia, do setor produtivo e do poder público, atua como entidade gestora de ambientes formais de inovação credenciados no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

Por meio do Centro Incubador de Empresas de Marília – CIEM, criado em 2000, apoia o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica nas fases de pré-incubação, incubação e pós-incubação. Integrado aos cursos de graduação e pós-graduação do UNIVEM, os estudantes têm à sua disposição, uma estrutura diferenciada de suporte ao empreendedorismo gerado por ideias desenvolvidas em atividades de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e nas disciplinas de empreendedorismo e inovação.

O UNIVEM mantém ainda o Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, ambiente de inovação que apoia processos inovativos das empresas instaladas no CIEM e na região de Marília. Maior centro de inovação do Estado de São Paulo, com mais de 50 empresas de alta tecnologia e startups estão instaladas no CITec-Marília, no campus do UNIVEM. Desenvolve projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, FAPESP, SENAI e CNPq para as industrias de TI, educação, eletroeletrônicos, alimentos e pode público.

Instalado no campus do Univem, soma-se a esses ambientes de inovação, o InnovaSpace Coworking, espaço único e exclusivo de colaboração e criatividade que apoia estudantes no desenvolvimento de startups.

Os estudantes e professores do UNIVEM podem aproveitar um conjunto notável de programas, desde o CITec-Marília Mentoring, CITec-Marília Growth, CITec-Marília Submmit até Marília Startup Pitch Day, à medida que aprendem a direcionar suas ideias para o mercado. De estudantes com boas ideias de startups a corporações globais, empresas e organizações sem fins lucrativos de todos os tamanhos podem encontrar formas diferenciadas de serem apoiadas pelas ações de apoio ao empreendedorismo, inovação e tecnologia com o CITec-Marília.

Ecossistema de Inovação e Tecnologia

O UNIVEM está no centro de um dos ecossistemas de inovação e empreendedorismo mais importantes do Estado de São Paulo. Para tornar a nossa comunidade um ambiente acadêmico mais estimulante e favorável para a inovação e empreendedorismo, oferecemos disciplinas, mentorias, orientação, ambientes de inovação, eventos e recursos sob medida para estudantes, ex-alunos, professores e empresas. Também cultivamos a força do nosso ecossistema de inovação regional por meio de uma ambiciosa iniciativa de Trasnformação Digital baseada na Economia 4.0.

O Ecossistema de Inovação de Marília posiciona-se no Estado de São Paulo entre as 3 cidades a terem o reconhecimento de Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação, por manter um cluster de empresas de TI que  representa uma indústria promissora e de alta capacitação profissional, geradora de produtos e serviços de alto valor agregado, condizente com as demandas sociais e econômicas do país que, integrada aos ambientes de inovação, promove uma série de oportunidades para os estudantes e para ações realizadas pelo UNIVEM no desenvolvimento de novos negócios.  

 

+80

Empresas graduadas

+50 

Empresas e startups instaladas

+300 

Empregos gerados

+20

Projetos PD&I

+10

Parcerias Internacionais